Acompanhados de Secretários municipais o prefeito Antônio Silva e o vice Vérdi Lúcio Melo prestigiaram a solenidade de inauguração da Cidade Universitária do Unis-MG que aconteceu na noite de ontem, com a presença do vice-governador Alberto Pinto Coelho, do deputado estadual Dilzon Melo e do Secretário de Estado do Esporte e da Juventude Eros Biondini, além de autoridades da cidade e região, que dividiram com o Reitor Stefano Barra Gazola o momento que entrará para a história de Varginha.
No uso da palavra o prefeito Antônio Silva disse estar muito feliz em poder participar de uma solenidade tão importante e que vai marcar a história de Varginha. " Muito me orgulha de poder estar aqui ao lado de grandes nomes da política brasileira e participando de uma solenidade que vai marcar para sempre a história de nossa cidade. Gostaria de parabenizar o professor Stefano Gazzola, todos os colaboradores do Grupo Unis e também todos os trabalhadores que fizeram este grande sonho acontecer." disse o prefeito Antônio Silva.
Para o Vice-Governador Alberto Pinto Coelho, “a educação precisa de pessoas que não tenham medo de ousar, e o Grupo Unis demonstra isso com a concretização de tão belo empreendimento, que dota Varginha e região de uma estrutura moderna e com educação de qualidade”.
Emocionado o Presidente do Grupo Educacional Unis, Professor Stefano Barra Gazzola, falou aos representes manifestando a satisfação pelo momento. “Não há palavras para agradecer a todos que contribuíram para que chegássemos a este momento. O que tenho a dizer é que o sonho não acaba por aqui. Muitas histórias ainda serão construídas nestes prédios, o que nos deixa a certeza de que ainda há muito que se fazer”.
Ao fim da solenidade, o Presidente do Grupo Educacional Unis apresentou aos presentes a Biblioteca Monsenhor Domingos Prado da Fonseca – homenagem ao Decano da Instituição - que também foi inaugurada na noite de ontem. A estrutura conta com acervo atualizado, além de espaços diferenciados como salas de estudo, laboratórios de informática, cafeteria e livraria.
Homenagens
A cerimônia foi marcada por homenagens aos que auxiliaram na construção da Cidade Universitária. Os senhores Antônio de Faria, Mauro Ferreira, José Carlos Ladeira, Vicente Rodrigues e Antônio Marciano Juventino, presentes na obra desde seu início, em 2008, representaram todos que auxiliaram na construção do empreendimento e receberam placas como homenagem.
Sustentabilidade
Localizado na rodovia que liga Varginha a Elói Mendes, com estrada de acesso em frente ao atual campus II a Cidade Universitária possui 22 mil m² e atende 2.000 alunos dos cursos de Engenharia e Arquitetura, oferecendo biblioteca (que leva o nome de Monsenhor Domingos Prado da Fonseca), centro de convivência, área de lazer, ouvidoria, centro de atendimento ao aluno, laboratórios de informática, cafeteria, livraria, estação de tratamento de água da chuva, área verde de preservação permanente e centro de convivência com lanchonetes, restaurante e o stand by, espaço com área de jogos e descanso.
A sustentabilidade também é contemplada no projeto, que capta e trata toda a água da chuva. O campus conta, ainda, com área verde de preservação permanente. O Centro de Convivência é outro grande diferencial, com lanchonetes, restaurante e o stand by, um espaço que conta com área de jogos e descanso. Mais de 20 milhões de reais já foram investidos na obra, que está com 60% da estrutura final concluída.