Participando da solenidade de abertura da uma audiência pública para debater a proposta de transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) em universidade tecnológica, o prefeito Antônio Silva declarou total apoio ao parabenizar a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) pela iniciativa. “Ficam aqui Deputado Dilzon Melo, Secretário Geral da ALMG, Deputado Bosco presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia os nossos sinceros agradecimentos por este grande projeto que tenho certeza que se aprovado irá mudar para melhor a vida de muitos varginhenses e de muitos mineiros. Quando o Cefet-MG veio para Varginha a prefeitura, demonstrando o seu total apoio a iniciativa doou todo o terreno para a construção de sua sede que ai esta e logo vamos dar continuidade neste projeto. Estejam certos que eu e a prefeitura de Varginha vamos estar juntos neste projeto", disse o prefeito.
Segundo o diretor geral do Cefet em Minas Gerais, Marcio Basílio, o objetivo da mudança seria trazer mais autonomia à instituição para ampliar a grade curricular, os cursos oferecidos, captação de recursos para possibilitar melhorias na estrutura e expansão do quadro de funcionários, entre outros. Um dos pontos principais do debate é a criação de mais cursos de engenharia, um dos principais propulsores dos centros tecnológicos.
A competência para transformar o Cefet em Universidade é do Ministério da Educação(MEC) e não da Assembleia, portanto não existe uma previsão para que a proposta se concretize. No Sul de Minas os Cefets de Varginha e Nepomuceno agregam cerca de 1 mil alunos. Vale ressaltar que este encontro acontecerá em todas as cidades mineiras que possuem uma sede do CEFET e Varginha foi a segunda cidade a receber os membros da comissão. A primeira reunião foi em Araxá (MG), no mês passado. As próximas audiências estão agendadas para as cidades de Belo Horizonte (MG), Contagem (MG), Curvelo (MG), Divinópolis (MG), Leopoldina (MG), Timóteo (MG) e Nepomuceno (MG), ainda sem data definida.