Partindo-se das análises dos Relatórios de Acompanhamento de Estágio procedentes dos setores públicos, com objetivo de uma proposta inovadora e democrática na implementação do Curso de Assistente Administrativo, que forma os estagiários do CDCA, será oferecido nos dias 27 e 28 de julho, sábado e domingo, na sede da entidade à Rua da Maçonaria nº 75 – Vila Bueno, das 7h30 às 11h30 e 13h às 17h, um Circuito de Debates e Palestras para os estagiários.
Na oportunidade os estagiários com idade de 15 a 18 anos produzirão um Manual – “Padrões de Competências de Estagiários do CDCA” – com as boas práticas que incorporarão as atividades por eles desenvolvidas no dia-a-dia. As iniciativas mais inovadoras serão divididas com todos ao final do Circuito.
O Circuito contará ainda com a participação do Secretário Geral da Câmara, Robson de Souza Almeida, que falará sobre suas experiências como ex-aluno e ex- instrutor do CDCA.
Durante os dois dias serão propostos 05 eixos fundamentais para elaboração do Documento:
1- Planejamento das Atividades - Utilização das mais apropriadas e eficazes práticas e técnicas de trabalho, em consonância com as capacidades a serem desenvolvidas e consolidadas nas atividades práticas dos estagiários.
2- Ética e Moralidade - A ética no ambiente de trabalho é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades e das relações de trabalho entre os funcionários.
3- Sustentabilidade - E você faz a sua parte? - promover ações dos mais variados tipos que estimulem a economia de recursos - essa boa prática tem efeito pedagógico no sentido de lembrar aos estagiários sobre a importância de zelar pelos recursos públicos, como água, energia, material de expediente, contribuir de forma relevante para a redução de desperdícios, entre outros.
4- Legislação de Estágio - Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante.
5- ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA - é um conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente. É o marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
“Nossa equipe está trabalhando com entusiasmo nesse novo projeto por acreditarmos que produzirá efeitos positivos na formação pessoal e profissional dos jovens que têm oportunidade de estudar na entidade”, disse a Presidente do CDCA, Vânia de Fátima Flores.