Realizado nos dias 17 e 18 de setembro o encontro com as famílias dos alunos do PROPAC I contou com a presença do prefeito Antônio Silva, do vice-prefeito Verdi Melo, da presidente do CDCA Vânia Flores Paiva, da coordenadora administrativa Ana Paula Amorim, da coordenadora pedagógica Maria Alice de Barros Bemfica, dos instrutores do curso Auxiliar Administrativo e dos principais atores deste encontro: aproximadamente 130 pais de alunos.
O objetivo foi criar situações didáticas que permitam a integração da entidade com as famílias e das famílias entre si despertado assim, o interesse dos pais na vida escolar de seus filhos de modo que juntos possamos encontrar alternativas que resultem na garantia de uma prática educativa que de fato promova ensino e produza bons resultados na formação de cidadãos.
Por que a escola deve interagir com as famílias dos alunos?
A Pesquisa da UNESCO/MEC(2010) “INTERAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA: subsídios para práticas escolares” apresenta algumas características desta relação:
A relação é compulsória e inevitável – desde a legislação até o reconhecimento de que o aluno é membro de um grupo familiar.
Os familiares são membros da comunidade escolar – gestão democrática pressupõe novos atores.
O envolvimento da família favorece a vida escolar dos filhos/alunos.
Para conhecer o aluno nas suas circunstâncias de vida e entender com que apoios familiares eles podem ou não contar no seu processo de escolarização.
Procurando conhecer os limites e possibilidades das famílias dos alunos que fazem o curso no PROPAC I, a presença de todos no encontro culminou em momentos ricos de aprendizados, no qual informações foram compartilhadas e socializadas.
“Não temos dúvida de que só é possível concretizar os anseios da sociedade em relação à escola, possibilitando esta interação, pois quando a escola interage com a família e vice-versa, os laços são fortalecidos, os papéis de cada entidade são esclarecidos, de forma que cada uma assuma o seu fazer em prol da formação integral dos alunos/filhos”, enfatizou a Presidente do CDCA, Vânia Flores.
Tanto o prefeito quanto o vice elogiaram a iniciativa da diretoria do CDCA e de sua equipe, “que através de atitudes como esta fortalecem o projeto dando maior transparência às suas ações”.