O evento denominado “Setembro Verde” aconteceu no sábado, dia 21, no PSF do bairro Eldorado e foi uma maneira que a equipe encontrou de trabalhar junto ao público masculino daquela região a prevenção do câncer de próstata através de várias atividades. A unidade ficou aberta de 8h às 17h para atendimento a população masculina, realizando atividades de aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar, realização de bingo, sorteio e oferecimento de brindes, distribuição de guias de exames de PSA (substância que aumenta com o câncer de próstata) para homens acima de 40 anos. Além disso, a equipe ofereceu um café aos participantes.
Durante o evento foi realizado ciclo de palestras abordando os temas: Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, Câncer de Próstata, Construção Civil e Segurança no Trabalho, DST/AIDS, Alimentação Saudável, Tabagismo e Alcoolismo. A equipe contou com apoio dos acadêmicos do 8º período de Enfermagem da Unifenas, dos funcionários do Instituto da Construção na realização de palestras, com a colaboração do comércio local, que ofereceu brindes e suplementos para o café.
A equipe foi motivada a realizar o evento devido a baixa adesão masculina aos programas de prevenção em saúde, visto que vários estudos apontam que esta população procura os serviços quando está com a saúde comprometida, sendo necessário encaminhar a atenção especializada.
De acordo com Fabíola Silva Mendes, técnica de enfermagem do PSF, Setembro Verde foi um nome dado por sua equipe ao evento, por não constar no calendário nacional uma data para este trabalho específico. “Para a prevenção do câncer de mama existe o “Outubro Rosa”, e o verde é a cor da prevenção do câncer de próstata que acomete muitos homens que por desconhecimento e até mesmo medo não fazem a prevenção que pode ser feita através de um exame de sangue” explicou.
É importante ressaltar que o Ministério da Saúde em 2008 elaborou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, formalizada em 2009 pela Portaria nº 1.944, de 27 de agosto de 2009, com o objetivo de orientar as ações e serviços de saúde, para promover a melhoria das condições de saúde da população masculina do Brasil.
Para a organização do evento a equipe do PSF contou com o auxilio do Corpo de Bombeiro e da Guarda Municipal, além da comunidade. “ Foi uma incitava importante que deve ser tomada como exemplo pelas outras unidade básicas de saúde. A prevenção é sempre o melhor remédio”, destacou Vérdi que esteve presente acompanhando os trabalhos.