Após analisar o processo de licitação para a mudança do trânsito de Varginha e reavaliar todo o projeto original, associado com a vinda do Shopping para Varginha, que será instalado nas proximidades da Avenida Castelo Branco, o prefeito Antônio Silva determinou à Secretaria de Obras, através do Demutran, a retomada dos trabalhos a fim de colocar em prática a mudança de circulação vária, tornando mão única de direção, sentido de entrada da cidade, as Avenidas Princesa do Sul, Francisco Navarra e Major Venâncio, descendo em frente ao colégio Marista e seguindo em mão única pela Avenida Benjamim Constant até a Avenida Dr. Modena, quando o trânsito seguirá normalmente.
Para que tudo aconteça até o final do ano, por determinação do Prefeito o Demutran, em conjunto com as empresas Sinales e Transinal, vencedoras do processo de licitação, já estão fazendo a revisão dos semáforos e concluindo a ligação da central Computadorizada que está sendo instalada em uma sala da TV Princesa, de onde será feito todo o monitoramento do trânsito da cidade. Além disso, segundo explicações do Chefe do Demutran, Eduardo Sepini, foram retomadas as obras de sinalização indicativa (horizontal e Vertical) de regulamentação, bem como a retirada dos canteiros centrais para a circulação dos veículos. Quando tudo estiver pronto 21 controladores da marca Tesc estarão funcionando no corredor da Princesa do Sul até a Benjamim Constant.
O que muda com o Projeto
A Avenida Princesa do Sul ficará em mão-única desde a Praça do Café (na entrada para a Alameda do Café) até a “Nave do ET”, no alto da Praça Getúlio Vargas. O trecho em frente ao Santander será invertido para descida, permanecendo o trecho em frente a portaria do VTC para quem quiser retornar para a Getúlio Vargas. A Benjamin Constant terá mão-única até a Igreja de Fátima. A opção para quem quiser voltar para o centro serão as ruas como a Plínio Salgado e Avenida Brasil, na Vila Pinto.
Hoje, leva-se 35 minutos para ir do começo da Princesa do Sul até a Igreja de Fátima. Com as mudanças, a expectativa é que o mesmo trecho seja percorrido em 5 a 7 minutos. A mudança vai dobrar a capacidade de movimentação de veículos. Todos os semáforos do trecho serão integrados, e os motoristas não vão precisar parar.
Corredores dos bairros
Com a conclusão do projeto do trânsito a opção para saída dos bairros próximos ao corredor serão as principais vias que passarão por melhorias na sinalização e adequações a fim de atender motoristas e pedestres, sem causar maiores transtornos. Para isso a Secretaria de Obras está concluindo a Avenida Otávio Marques, que dará suporte como entrada e saída da cidade, considerando sua ligação com a Avenida do Contorno.
Paralisação das obras
A suspeita superfaturamento na licitação realizada pela administração passada, levou o Ministério Público a impetrar com uma liminar pedindo a suspensão das obras, bem como repasse de recursos do município para a empresa que iria executar o serviço. A reformulação havia sido orçada em pouco mais de R$ 1 milhão.
Com a suspensão da liminar o prefeito Antônio Silva determinou estudos da viabilidade do projeto, bem como sua readequação, o que resultou numa redução do valor inicial do contrato com uma das empresas da ordem de 25%, e agora já está tudo caminhando para entrar em operação.
Previsão de conclusão do Projeto
De acordo com Eduardo Sepini, por determinação do prefeito os trabalhos foram acelerados, para a conclusão até o final do ano, “devendo entrar em operação a mudança em Janeiro, mês de férias, ideal para a adaptação dos motoristas e pedestres”.