Em cerimônia oficial realizada no sábado dia 19, no Anfiteatro da EsSA, em Três Corações, foi assinado o Termo de Adesão ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite. Estiveram presentes prefeitos e representantes de mais de vinte municípios do Sul de Minas. O evento contou com a presença do Sr. Luiz Clóvis Guido Ribeiro, Diretor do Departamento de Políticas Temáticas da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Sr. Ronaldo Peres do Amaral, da Secretaria de Direitos Humanos, apoiador institucional do evento além de membros da sociedade civil engajados nos movimentos de luta pelos direitos da pessoa com deficiência.
Lançado pela presidenta Dilma Rousseff em novembro de 2011, o Viver sem Limite é um conjunto de ações coordenadas pela Secretaria de Direitos Humanos, com parceria de mais de 15 ministérios e do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade). Estas atividades estão estruturadas em quatro eixos: Acesso à Educação, Atenção à Saúde, Inclusão Social e Acessibilidade. O investimento é de R$ 7,6 bilhões, até 2014.
O Plano Viver sem Limite será executado pela União em colaboração com Estados, Distrito Federal, Municípios e com a sociedade e tem por finalidade promover, por meio da integração e articulação de políticas, programas e ações, o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência.
Na oportunidade, Luiz Guido falou da importância da participação dos municípios e do compromisso de todos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária e destacou ainda que, mais importante que a acessibilidade arquitetônica é o trabalho pelo desenvolvimento da acessibilidade atitudinal.
Varginha esteve presente neste evento e firmou através da assinatura deste termo de adesão seu compromisso com as pessoas com deficiência do município.