Para melhor atender os pacientes que por lá passam, o Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas, que antes funcionava em uma casa no bairro Bom Pastor está em novo endereço, à Travessa Dona Emília, 145, próximo a Praça da fonte, bem no centro da cidade. Uma casa maior, mais espaçosa, com capacidade para atender a demanda de atendimento diário e ambulatorial para dependentes de álcool e droga.
Em Varginha o Caps AD funciona oficialmente desde dezembro de 2010 e conta atualmente com aproximadamente 350 cadastrados. Mensalmente são realizados mais de 100 atendimentos de psicoterapia, assistência social e enfermagem. Desse total, 30 pacientes passam diariamente pelo Caps AD, onde passam o dia participando de atividades diversas, tais como oficinas de artes e jardinagem, com café da manhã, almoço e café da tarde, das 7h Às 17h, sob os cuidados de uma equipe formada por assistente social, psiquiatra, psicólogo, clínico geral, t5erapeuta ocupacional e técnico em enfermagem.
De acordo com o enfermeiro Reinaldo Batista de Oliveira, coordenador do Centro, a maior procura pelo serviço ainda é de pessoas usuárias de álcool. Ele explica que o local atende casos considerados graves e, depois do acompanhamento, os atendidos são encaminhados para a rede de atenção primária. “São resultados lentos, que precisam ser trabalhados detalhadamente”, explica.
Reinaldo conta que existem pacientes que frequentam o local diariamente desde sua instalação e que é nítida a melhoria da qualidade de vida do paciente de e seus familiares.
“Hoje atendemos pacientes a partir de 18 anos, mas já estamos trabalhando para a implantação do Caps I - Infância e Adolescência, que vai ter condições de prestar todo o atendimento necessário aos jovens dessa faixa etária com os cuidados necessários e adequados a idade”, contou Reinaldo.
O CAPS AD é um dispositivo de política pública nacional para tratar de pessoas que apresentam qualquer tipo de dependência química. O objetivo da iniciativa é evitar a internação e o isolamento social do dependente químico. O centro funciona através de consultas, serviço social, psicoterapia, acolhimento, além de oficinas e trabalho de articulação em parceria com outras entidades do município.
Todas as orientações e detalhes do serviço também podem ser adquiridos através do telefone 3214-8927.