Atendendo a uma determinação do Prefeito Antônio Silva e a uma reivindicação da APAV - Associação Protetora dos Animais de Varginha, o Setor de Vigilância Ambiental da Prefeitura de Varginha iniciou essa semana o trabalho de fiscalização nos Pet-Shops e Casas de Ração da cidade, que começou pela Casa de Ração da Praça São Charbel, entre o os bairros Jardim Andere e Novo Horizonte, sob a coordenação da Engenheira de Segurança do Trabalho, Rosângela Antunes Conde e da agente fiscal Aline Mendes Fonseca, disponibilizada pelo Núcleo de Zoonoses.
O Objetivo da fiscalização é verificar as condições em que os animais estão sendo mantidos pelos proprietários dos estabelecimentos comercias, desde a acomodação nas gaiolas, alimentação, vacinação até a comercialização indiscriminada, incluindo a venda de filhotes com menos de 45 dias de vida. Além disso está sendo verificada a validade dos medicamentos comercializados bem como das rações.
“O município possui a Lei 5.489/2011 que estabelece normas para a comercialização de animais e produtos veterinários que precisam ser cumpridas. Para se ter uma ideia, a noite, quando as lojas fecham, os animais precisam ser soltos das gaiolas, em um ambiente arejado”, explicou Rosângela Conde que faz um alerta aquelas pessoas que adquirem um animal de estimação, da responsabilidade e dos cuidados necessários desde filhote até a fase adulta. “Não dá para comprar ou adotar um animal e depois se desfazer. Por isso As pessoas tem de pensar muito antes de tomar essa incitava”, concluiu.
A próxima vistoria vai acontecer na terça-feira, 26 de novembro, em um estabelecimento localizado próximo da Praça Santa Cruz. Importante esclarecer que a principio as vistorias são educativas, para depois, em um próximo momento, os ficais retornarem no local a fim de verificarem se estão ou não sendo tomadas as providencias necessárias.
Imagem ilustrativa