Alfabetização na Idade Certa
Realizado pela Secretaria Municipal de Educação o SEMINÁRIO do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, cujo tema foi “Socializando saberes e fazeres na alfabetização”, teve como objetivo principal socializar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas municipais de Varginha, em virtude da formação oferecida pelo Ministério da Educação – MEC.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Alfabetização
Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.
Para tanto, uma das ações do PNAIC é a formação dos professores alfabetizadores. No ano de 2013, os professores tiveram 10 encontros presenciais e atividades não presenciais totalizando 120 horas de formação, pelas quais eles receberam uma bolsa de 200,00 (duzentos reais) e no dia 07 de dezembro aconteceu o Seminário Final da 1ª Etapa, pois a 2ª etapa da formação continua em 2014.
O Seminário contou com participação dos gestores escolares e dos professores alfabetizadores que participaram da formação e o objetivo foi apresentar a todos os participantes e convidados às práticas pedagógicas desenvolvidas com a formação. “Acreditamos com isso, que as escolas municipais de Varginha, trocando as experiências tiveram momentos enriquecedores que certamente subsidiarão o trabalho com a alfabetização”, destacou Vânia de Fátima Flores Paiva coordenadora Local PNAIC – Varginha do Departamento de Ensino da SEDUC.
Filho de educadores, o prefeito falou da importância do professor na formação de cidadãos conscientes e capazes e reforçou o compromisso da Administração em apoiar a educação, a valorização dos professores. “Estejam certos de que estamos trabalhando para proporcionar a cada um de vocês condições dignas de trabalho”.