A Fundação Cultural de Varginha realiza no próximo dia 16 de dezembro, às 20h, na Concha Acústica, o Concerto de Gala de Natal com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Vale ressaltar que, em caso de chuva, o evento será transferido para o Theatro Municipal Capitólio.
Sob a batuta do maestro Reginaldo Nascimento, a Orquestra interpretará um programa que inclui clássicos de Beethoven e Tchaikovsky, dos brasileiros Jobim, Vinícius e Zequinha de Abreu e o tradicional cancioneiro natalino.
O concerto tem a realização da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e da Fundação Cultural de Varginha, com o patrocínio da ARTERIS, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o apoio da EPTV Sul de Minas, da VIACABO, da Prefeitura Municipal de Varginha e com a produção local da Coordenadoria de Eventos Artísticos da Fundação Cultural.
Histórico
Há 75 anos a Associação Musical de Ribeirão Preto que é mantenedora da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP). Esta Orquestra conta uma história de devoção e amor à arte. Desde que foi fundada em 1921 pelo alemão Marx Bartsch, a OSRP desenvolveu e participou de importantes projetos que difundiram a música erudita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico e nos cenários municipal e nacional.
A credibilidade conquistada através dos anos justifica o fato de ser a segunda orquestra mais antiga do Brasil em atividade constante, apesar de ser administrada por uma entidade totalmente privada, sem fins lucrativos, responsável pela gestão e manutenção da OSRP – a Associação Musical de Ribeirão Preto, que conta com parcerias desenvolvidas junto às iniciativas pública e privada através de projetos de Lei Rouanet e contribuição de patronos e associados. Essa mesma característica atraiu para a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, regentes consagrados como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Filipe Lee, Spartaco Rossi, Roberto Minczuk , Norton Mororozowicz, Ricardo Kanji, João Carlos Martins e Gunter Neuhold, Cláudio Cruz entre outros.
Já participaram dos concertos realizados pela OSRP solistas de destaque como Caio Pagano, Nelson Freire, Dang Thai Son, Jacques Klein, Yara Bernette, Ruggiero Ricci, Nathan Schwartzman, Antônio Meneses, Duo Assad, Ricardo Castro, Trio Brasileiro, além de artistas brasileiros como Naná Vasconcelos, Dori Caymmi, Yamandú Costa, Leo Galdeman, Ivan Lins e Toquinho.
Dentre os eventos produzidos pela OSRP destacam-se a as participações nas montagens das óperas La Traviatta e Rigolleto, de Verdi e Cavalleria Rusticana, de Mascagni, La Bohèmé , de Puccini.
Atualmente seu regente titular é o maestro Alex Klein, ganhador do “Grammy 2002 de Melhor Solista Instrumental com Orquestra”.
A OSRP conta com corpo Coral próprio e com mais de mil concertos oficiais realizados. Como atividades regulares são realizadas: Série “Concertos Internacionais”, que trazem solistas de diferentes instrumentos entre março e dezembro, o “Juventude Tem Concerto”, projeto de caráter didático, que visa a formação de público e que abre espaço para solistas jovens e músicos da própria orquestra, Série “Música Solidária”, que leva a música erudita para hospitais, escolas, praças, asilos ou outros ambientes diferentes de teatros ou auditórios. Além da Série “Ciranda Sinfônica”, que leva sua arte e sua música a outros municípios sua arte.
Com esta intensa produção, incluindo a constante preocupação com a qualidade musical e histórica, a OSRP investe na recuperação do seu Arquivo Histórico, na sua estrutura musical através da contratação de músicos qualificados, no trabalho pela manutenção de suas atividades e continua cumprindo sua finalidade de divulgação de música de qualidade.