Pesquisa da Fundação João Pinheiro divulga dados
De acordo com o Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS), ano base 2010, entre as cidades que possuem de 100 a 200 mil habitantes, Varginha ocupa as melhores posições, ao lado de Itabira e Poços de Caldas.
Divulgado no final do ano passado, o Índice é calculado a cada dois anos pelo Centro de Pesquisas Aplicadas da Fundação João Pinheiro. Abrangendo todos os municípios de Minas Gerais, o IMRS fornece aos gestores públicos e a sociedade subsídios para a elaboração e avaliação das políticas públicas, e para a alocação de recursos financeiros, materiais e humanos. A escolha dos indicadores que compõem o IMRS tomou por base, principalmente, as prioridades de programas e políticas públicas. Entre as cidades com 50 a 100 mil habitantes as melhores posições são de Ouro Preto, Formiga e Nova Lima.
Extrema, Congonhas e Brumadinho aparecem nas melhores posições no recorte pata cidades que tem entre 10 a 50 mil habitantes. Entre os municípios com até 20 mil moradores, os que se destacam são Catas Altas, São João Batista do Gloria e Itanhandu.
“As atribuições dos municípios no âmbito das políticas públicas variam de acordo com o porte populacional. Por isso é importante que as comparações intermunicipais sejam feitas somente entre cidades do mesmo porte populacional”, destacou Marilena Chaves, presidente da Fundação João Pinheiro.