125 meninas são vacinadas em Varginha em dois dias de campanha
Iniciada na segunda-feira, 10/03, a Campanha conta o HPV - vírus do papiloma humano que que pode causar o câncer de Cólo de útero, vacinou em dois dias 125 meninas com idade entre 11 e 13 anos, alunas da Escola Municipal São José. Entretanto a meta é vacinar 80% da população alvo o que representa aproximadamente 2.500 de meninas em Varginha.
Na cidade a vacinação está sendo aplicada nas Unidades de Saúde/PSF e nas escolas onde se faz necessária a assinatura de um Termo de recusa dos Pais que não quiserem que suas filhas recebam a dose da vacina.
Cada menina deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. Após a primeira dose a segunda deverá ocorrer em seis meses. E a terceira 60 meses após a primeira dose (5 anos).A vacina tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.
O objetivo da vacinação contra HPV no Brasil é prevenir o câncer do colo do útero, refletindo na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade. A meta é vacinar 80% da população alvo o que representa aproximadamente 2.500 de meninas em Varginha.
A vacina contra HPV previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no País. É o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama.
Quais documentos levar
NÃO SE ESQUECER DE SOLICITAR O CARTÃO DE VACINA DA MENINA PARA O DIA DA VACINAÇÃO.
É FUNDAMENTAL QUE A MENINA LEVE O CARTÃO DE VACINA.
"A VACINA CONTRA O HPV É MEDIDA PREVENTIVA, NÃO SUBSTITUIU A REALIZAÇÃO DE EXAMES PERIÓDICOS E O USO DE PRESERVATIVO NAS RELAÇÕES", ALERTA A COORDENADORA DO PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO, CARLA DOMINGUES.