Quinze meses após assumir a Secretaria de Administração, Mário Ariake decidiu se desligar da Prefeitura alegando razões pessoais. Aposentado da inciativa privada ele quer dedicar seu tempo à família.
Como Secretário de Administração Mário Ariake impôs um novo modelo de trabalho, mostrou para sua equipe que a Prefeitura deve ser vista como uma empresa onde a agilidade é sinônimo de eficiência.
Organização, planejamento e fim do desperdício foram palavras de ordem do Secretário que com seu estilo discreto conseguiu reestruturar a secretaria e sai certo do dever cumprido. “Saio sem mágoas, foi uma decisão unicamente pessoal, dei minha contribuição à administração e agora vou acompanhar de fora, torcendo pelo sucesso das pessoas que trabalham muito por Varginha”, esclareceu.
Realizações do Secretário
Abertura de 1.995 processos de licitações;
Recomposição salarial de 5% da remuneração dos servidores em 2013.
Reajuste do Ticket Alimentação para R$ 250,00 até o nível 13 e de para R$ 170,00 para nível acima do nível 13;
115 empenhos de alugueis, com renegociação e redução de valores de alguns alugueis;
Racionalização de gastos com material de expediente
Redução nas contas de energia, água e telefone;
Renegociação e renovação de contratos vencidos;
Organização do Almoxarifado Central;
Organização do Arquivo Geral;
Criação de e-mails nominais para todos os usuários do sistema;
Reestruturação do setor de segurança do trabalho e prevenção de incêndio;
Formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Prefeitura de Varginha
Aquisição e modernização dos equipamentos do setor de informática;
Implantação no site do Município dos dados exigidos pela Lei da Transparência e do “BI” (business intelligence);
Projetos em andamento
Cidade digital, pontos de internet popular nos conselhos comunitários, instalação de rede de fibra ótica entre prédios públicos e câmeras de monitoramento;
Homem de visão
Graduado em Economia pela FMU/São Paulo, em Recursos Humanos pela GV-PEC/São Paulo e em Administração em Recursos Humanos pela FEA-USP/São Paulo, Mário Ariake, iniciou carreira como sócio da Ariake Carpintaria e Marcenaria Ltda, uma empresa familiar, com 30 funcionários. Em 1980 foi para a Philips do Brasil em São Paulo como estagiário e depois analista de cargos e salários, chefe de departamento de cargos e salários e de administração pessoal e Gerente de Recursos Humanos.
Sua chegada em Varginha se deu em 1999, como responsável pelo RH quando da implantação da unidade da Walita na cidade. Em 2008 ainda foi para a Philips da Amazônia, em Manaus, retornando para a unidade de Varginha em julho de 2010, sempre como titular do Departamento de Recursos Humanos da empresa com reporte internacional aos setores de consumo e estilo de vida e de iluminação.
Homem de visão, empreendedor nato, em Varginha implantou o conceito de Shared Service na organização para suportar as duas fábricas nas atividades de RH, ainda implantou o banco de leite humano beneficiando as funcionárias mães após o retorno do afastamento maternidade, negociou a contratação de restaurante industrial, planos médicos e odontológicos, transporte para funcionários e segurança patrimonial.