Varginhense coordena participação do C.E.S.A.R em competição latino americana e brasileira de robótica 2014 e garante vaga para o mundial na china
O varginhense Henrique Braga Forest coordenou a participação do C.E.S.A.R na competição latino americana e brasileira de robótica 2014, garantindo vaga para o mundial na china com o Robô i-Zak na disputa da categoria @Home.
O C.E.S.A.R é um centro privado de inovação que cria produtos, serviços e empresas com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Desde 1996, a instituição desenvolve soluções em todo o processo de geração de inovação em e com TICs - desde a geração de ideias, passando pela concepção e prototipação de soluções, até a execução de projetos para empresas dos mais diversos setores, como: telecomunicações, eletroeletrônicos, defesa, automação comercial, financeiro, logística, energia, saúde e agronegócio.
O C.E.S.A.R atua também na área educacional, com cursos de extensão, especialização e mestrado profissional em TICs, além de oferecer consultorias tanto para a criação de modelos/metodologias educacionais inovadoras, como para criação de estratégias de negócio conectadas com tecnologia.
Uma lista parcial de clientes do C.E.S.A.R inclui Exército Brasileiro, Agência Nacional das Águas (ANA), CHESF, Banco Central do Brasil, Alcatel, Gemalto, Bematech, Fedex, LG, Sonae Sierra Brasil, Whirlpool, Tetrapak, Motorola, Positivo, Samsung, HP, Instituto Oi Futuro, Fundação Telefônica e Saraiva.
Em 2013, o C.E.S.A.R superou a marca de R$ 70 milhões em vendas de projetos de inovação.Prêmios e reconhecimentos nacionais validam a contribuição do C.E.S.A.R para o desenvolvimento da indústria de inovação no país. Destaque para o Prêmio FINEP de Mais Inovadora Instituição de Pesquisa do Brasil (2004 e 2010), o Prêmio de Modelo de Negócios Mais Inovador do País pela Revista Época Negócios (2009) e o Prêmio Info200 de Melhor Empresa de Serviços de Software (2005). Mais em www.cesar.org.br.
Robótica
A robótica vive um momento muito especial, quando os robôs deixam de estar isolados nas indústrias e passam a conviver com as pessoas em suas casas. O Robô i-Zak, criado pelos profissionais do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R), é capaz de navegar de forma autônoma; reconhecer a voz e conversar com um ser humano; reconhecer objetos; verificar alguns sinais vitais, como temperatura e batimento cardíaco; e até identificar se uma pessoa está feliz ou triste.
i-Zak participou do Latin American and Brazilian Robotics Competition 2014, que aconteceu entre os dias 18 e 22 de outubro, em São Carlos (SP). O robô foi levado pela equipe do C.E.S.A.R, em parceria com o VoxarLabs e apoio do Instituto Nacional de Engenharia de Software (INES) e do Instituto Senai de Inovação (ISI). No evento, i-Zak disputou a categoria @Home, onde em um ambiente real de uma casa desempenhou várias tarefas, como conviver em harmonia com seres humanos e encontrar alguns objetos.
A competição RoboCup @Home é composta por provas que os robôs têm que resolver para avaliar suas habilidades e desempenho. Trata-se da maior competição anual internacional de robôs de serviços autônomos e faz parte da Iniciativa RoboCup.
Mais informações sobre o Latin American and Brazilian Robotics Competition 2014 no site www.cbrobotica.org.
Formado em Informática pelo UNIS, o Pesquisador e Professor de Robótica na Universidade de Recife Henrique Braga Forest é filho de Hugo Francisco Foresti e Lydia Maria Braga Foresti.