Paraninfo da turma de formandos do curso de soldados Bombeiros Militar 2014, o Prefeito Antônio Silva falou da emoção e da responsabilidade de ser escolhido pela turma. “De todos os pronunciamentos que já fiz em minha carreira, este é sem duvida um dos mais importantes, porque meus afilhados são homens que lutam bravamente pelo resgate de vidas, homens e mulheres que dedicam suas vidas ao salvamento de outras vidas. Tenho orgulho de estar aqui, nessa memorável noite, falando aos 116 novos soldados do Corpo de Bombeiros e a seus amigos e familiares, a quem agradeço pela homenagem, pela confiança”, destacou o Prefeito.
Realizada no ginásio do Colégio Marista, a formatura dos soldados Bombeiros Militar reuniu autoridades civis e militares que prestigiaram a solenidade que marca o início de uma nova etapa na vida de de cada formando, homens e mulheres agora prontos para o ofício de salvar vidas.
A cerimônia ocorreu simultaneamente nas cidades de Belo Horizonte, Montes Claros, Uberaba, Uberlândia, Governador Valadares, Varginha e Divinópolis, cidades-sedes de batalhões e que promoveram a formação de aproximadamente 440 soldados que irão atuar no interior. O ingresso dos militares, nas especialidades de Combatentes e Músicos, se deu por concurso público realizado no final do ano passado e ficou marcado por oferecer o maior número de vagas na história da corporação.
Em seu pronunciamento, durante a solenidade em Belo Horizonte, o governador Alberto Pinto Coelho ressaltou a importância do aumento do efetivo e a satisfação de ser o paraninfo da maior turma da história do Corpo de Bombeiros. “Há 103 anos, formava-se em Belo Horizonte o primeiro grupamento de soldados do fogo de Minas Gerais. Hoje, são mais de seis mil bombeiros. Presença ativa em todas as regiões de Minas, o Corpo de Bombeiros Militar atendeu, apenas no ano passado, nada menos que 334 mil ocorrências, protegendo nossos entes queridos, nossos lares e nossos recursos naturais. Como governador, posso atestar o esforço permanente para oferecer as melhores condições de trabalho para cada um de vocês”, disse o governador.
Emoção
O ingresso dos novos militares promove um aumento de cerca de 17% no efetivo da corporação que passa a contar com 6,3 mil bombeiros. O Curso de Formação de Soldados teve duração de nove meses com treinamento especializado em atendimento pré-hospitalar (primeiros socorros), salvamentos em altura, aquático e terrestre, natação, e combate a incêndios, além de outras disciplinas. Em 2014, a corporação foi responsável pelo atendimento a mais de 334 mil ocorrências em todo o Estado.