Em reunião realizada na terça-feira, 04/11, na Casa da Cultura, foi formalizada e concretizada a parceria entre a Fundação Cultural do Município de Varginha e o Sebrae-MG, com a participação da Secretaria ,de Educação e o CDCA, para implantação em no, município do Sistema de “Economia Criativa”, assegurando a vinda de 30 cursos em todas as áreas da cultura e do empreendedorismo, principalmente o empreendedorismo juvenil.
Durante a reunião foram discutas, analisadas, formuladas as estratégias e fixadas metas e definir os papéis dos parceiros na implantação da “CASA DA ECONOMIA CRIATIVA” na cidade de Varginha, a primeira no interior de Minas Gerais. Com esta conquista a Fundação Cultural de Varginha torna-se a primeira instituição em Minas Gerais a implantar a economia criativa, a cultura como vertente expressiva do desenvolvimento sustentável do Município.
O empreendimento possibilitará a execução nos anos 2015/2016 em Varginha,
de 30 cursos nas áreas já mencionadas, sem ônus, com a previsão inicial de atender 1.000 beneficiários, dentre os quais 200 serão os participantes do Projeto Jovem Empreendedor do Futuro (16 aos 21 anos), que visa fomentar o protagonismo juvenil e transformar o jovem em cidadão e empreendedor. Este é o verdadeiro papel da cultura.
A reunião contou com a participação de representantes da Fundação Cultural:
Professor Francisco Graça de Moura, Diretor Superintendente (Coordenador do evento), Anny Meiry Albinati Ramos, Diretora do Museu Municipal / Casa da Cultura, Rosildo Beltrão, Produtor Cultural e Eventos, Marco Antonio Pinto, Administrador do Theatro Municipal Capitólio / Concha Acústica e Carlos Eduardo Ribeiro, “Dudu” da Bateria Nota 10.
Pela Secretaria Municipal de Educação compareceram a Secretária Municipal de Educação Rosana Aparecida Carvalho e Vânia de Fátima Flores Paiva, Secretária Adjunta da Educação.
Pelo CDCA – Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, Maria Alice Bemfica, Coordenadora e Ana Lúcia Prado, Técnica.
Pelo SEBRAE – MG Regina Vieira de Faria Ferreira, Diretora da Casa da Economia Criativa – BH, Juliano Cornélio, Gerente Regional Sul, e os analistas Nereida Avelar e Luis Caldeira, Analista.