Dando sequência ao programa de sustentabilidade em Varginha, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove nessa terça-feira, 18/11, às 9h, no auditório da Associação Comercial, o 2º Fórum para a implantação da Coleta Seletiva na cidade, que contará com as presentas de representantes da Sociedade Civil e e do Governo, que juntos debaterão assuntos pertinentes ao tema, apresentando inclusive sugestões para a aplicação do projeto com sucesso.
O primeiro Fórum aconteceu em 09/10, e contou com a presença do vice-prefeito Vérdi Melo, do Secretário de Meio Ambiente Joadylson Ferreira e de autoridades civis e militares e representantes da sociedade organizada. Na oportunidade o INSEA - Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável- parceiro da Prefeitura no projeto, fez a apresentação do projeto Novo Ciclo, que representa um passo estratégico para a conclusão do processo organizativo dos catadores, tendo como ações a implantação e o fortalecimento dos programas de coleta seletiva solidária, a capacitação técnica, a educação ambiental e mobilização social e a criação da Cooperativa da Rede Regional Sul de Minas.
A realização dos Fóruns é uma primeiro exigência para a implantação da Coleta Seletiva na cidade, através de encontros periódicos com a participação da sociedade organizada, trabalhando a conscientização da população de Varginha sobre a separação do lixo e de seu reaproveitamento. Para a reunião de amanhã esta programada a oficialização dos nomes dos grupos de trabalho, que serão nomeados através de portaria do prefeito Antônio Silva, que serão os representantes oficiais da comunidade na implantação a Coleta Seletiva em Varginha.
O QUE É COLETA SELETIVA?
Coleta seletiva é o recolhimento de materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro) que não devem ser misturados ao lixo comum das residências ou local de trabalho. Trata-se de um cuidado dado ao resíduo que começa com a separação dos materiais em orgânicos e inorgânicos, e, em seguida, com a disposição correta para o reaproveitamento e reciclagem.
De forma a sensibilizar as pessoas para questão do correto tratamento que os resíduos sólidos produzidos no dia-a-dia devem receber, seja nos ambientes públicos ou privados, a coleta seletiva também funciona como um processo de educação ambiental, na medida em que conscientiza as pessoas sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.
Após serem separados pela sua tipologia, os materiais são levados para uma Central de Triagem onde serão prensados e posteriormente comercializados para empresas especializadas em reciclagem.