Visando o aperfeiçoamento constante de seus profissionais, dando continuidade a um trabalho mensal realizado na UPA – Varginha, aconteceu em novembro/14, as aulas de Educação Permanente com os temas: Prática de administração de medicamentos em Vasto Lateral da Coxa , realizada pelas Enfas Máriman, Alessandra e Nair. Conscientização sobre o Uso correto de EPIs, realizado pelo Eng. Jorge do SESMT da Prefeitura de Varginha. Prática sobre Balanço Hidroeletrolítico realizada pelos Enfos João, Eveline, Aline e Isabela. AS condutas e técnicas corretas, facilitam o trabalho em equipe e melhora a qualidade de vida ao usuário. Nas aulas ministradas foram abordadas as práticas para a segurança no trabalho e qualidade na assistência prestada.
Na enfermagem, o cuidado é realizado no encontro entre quem o realiza e quem o recebe.
O cuidado de enfermagem é a essência da profissão, que apresenta uma vertente objetiva referente ao desenvolvimento de técnicas e procedimentos, sendo uma vertente subjetiva balizada pela sensibilidade, criatividade e intuição.
O trabalho de enfermagem visa à integralidade do sujeito, consequentemente o cuidado deve conjugar a arte e a técnica, por isso é possível determinar que a sua execução requer conhecimento do outro, sobre o outro e sobre nossas competências enquanto equipe de enfermagem.
Assim sendo, o cuidado de enfermagem não deve se desvincular do seu lado humano, mesmo com os avanços tecnológicos, que podem levar à carência das expressões humanas. Deve-se considerar que o ato de cuidar implica o estabelecimento de interação entre sujeitos (quem cuida e quem é cuidado) que participam da realização de ações e que isso é a verdadeira essência da enfermagem.