Acompanhada do Prefeito Antônio Silva e do Secretário Municipal de Saúde, José Valério, a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi e a Coordenadora da Hemominas de Poços de Caldas, Cibele Spina, fizeram uma visita técnica à Policlínica Central de Varginha nesta terça-feira, 24/02, dia em que se consolidou a transferência da cobertura transfusional (coletas de sangue) dos hospitais SUS de Varginha para a rede pública de hemoterapia estadual.
Uma visita que tranquilizou o prefeito Antônio Silva. “Poderia definir as impressões como animadoras otimistas com relação a equipe de Belo Horizonte, que se mostrou bastante competente e comprometida e que nos assegurou o funcionamento perfeito da coleta de sangue em Varginha. Temos a certeza de que não haverá falta de sangue em nenhuma hipótese em nossa cidade e de que estamos tratando com uma fundação pública que tem história, que tem tecnologia de ponta”, disse o prefeito
Durante a visita técnica, a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi falou da negociação com a prefeitura que está identificando o local para a coleta. “Quem pode determinar o fluxo necessário è a prefeitura, e para nós o melhor local e aquele central, facilitando a vida dos doadores. “A hemominas é uma rede com doadores que atua em todas as regiões do estado, e acredito que os doadores vão comparecer as coletas como de costume”, enfatizou.
Logística de atendimento
As principais unidades da Fundação que darão suporte diretamente aos hospitais de Varginha e região são a Unidade de Coleta de Poços de Caldas, que também será responsável pelas coletas semanais no município; o Hemocentro de Pouso Alegre, que atenderá a maioria dos hospitais da região; o Hemonúcleo de Passos, o Hemonúcleo de São João Del Rei e o Hemonúcleo de Divinópolis. No entanto, como a Hemominas funciona em rede, é possível que hemocomponentes coletados em outras regiões do estado possam também ser disponibilizados, dependendo da demanda por transfusões nessa região.
A Unidade de Coleta de Poços de Caldas da Fundação Hemominas vai atender os hospitais de Muzambinho, Três Pontas, Boa Esperança, Paraguaçu e Monsenhor Paulo, além de realizar as coletas semanais na Policlínica Central de Varginha a partir de 17 de março deste ano. O Hemonúcleo de Passos vai atender as transfusões realizadas em Ilicínea; o Hemonúcleo de São João Del Rei assume a oferta de hemocomponentes para Nepomuceno e o Hemonúcleo de Divinópolis assume a cobertura transfusional do município de Cristais.
Coletas semanais
A expectativa da Hemominas de Poços de Caldas é iniciar a coleta de sangue semanal em Varginha no dia 16 de março. Estão sendo analisadas outras iniciativas que possam valorizar os doadores do município. Os profissionais de Varginha que vão trabalhar nas coletas semanais estão passando por aprimoramento de habilidades em treinamento específico na Unidade de Coleta de Poços de Caldas desde o dia 2 de fevereiro. Todos os profissionais passaram uma semana de treinamento intensivo, com exceção dos profissionais de enfermagem, cujo treinamento completará o ciclo de quatro semanas.
Essa equipe participará de uma coleta externa no município de Três Pontas, junto á equipe da Hemominas, no próximo dia 07 de março.
Demandas transfusionais em Varginha
Agora a Fundação Hemominas assume a cobertura hemoterápica SUS do município de Varginha. Os hospitais Regional e Bom Pastor, os maiores demandantes de transfusões pelo número de leitos e complexidade clínica, a partir de 24 de fevereiro, passam a buscar hemocomponentes produzidos dentro do próprio Sistema Único de Saúde/SUS.
Cruzando dados do Hemoprod - sistema informatizado com dados de produção em hemoterapia do Ministério da Saúde (dados de janeiro de 2011 a junho de 2012), da planilha de acompanhamento da Diretoria de Atuação Estratégica da Fundação Hemominas (demanda de bolsas/leito/ano dentro do parâmetro da Organização Mundial de Saúde) e planilha de demanda de leitos SUS existente no município (dados disponibilizados nos sistemas de controle do SUS), a estimativa para atendimento aos dois hospitais de Varginha é de:
Dados conclusivos sobre o período até 2012 convergem para o Banco de Sangue, que ora transfere a cobertura das transfusões SUS para o próprio Sistema Único de Saúde.
Regulamentação
Portaria 1737 de 19 de agosto de 2004 do Ministério da Saúde: Art 1º, § 1º: Os serviços públicos de hemoterapia do SUS deverão ser capacitados e estruturados para atender integralmente à demanda de fornecimento de hemocomponentes para o próprio SUS.