O descarte incorreto de materiais cortantes tem sido a causa de lesões graves nos coletores de lixo de Varginha, que mesmo fazendo o uso de luvas de segurança devidamente indicadas pelo SESMT e providas de Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho e Emprego, tem sido vítimas do descaso de parte da população com o assunto.
Apesar de todas as campanhas de conscientização realizadas, os acidentes com perfurocortantes, envolvendo cortes nos dedos e nas mãos dos coletores de lixo, devido ao descarte e à armazenagem inadequada do lixo doméstico, tem aumentado drasticamente.
Dicas de armazenamento
Responsável pela coleta de lixo na cidade, Rodrigo Lima Ferreira explica que esta situação pode ser evitada com cuidados simples, porém diários. Então, para descartar seu lixo sem ferir os coletores e triadores de lixo da nossa cidade, fique atento a essas dicas:
Para se ter uma ideia da gravidade deste descuido, a atividade da coleta de lixo representa 10% de todos os acidentes de trabalho ocorridos no Brasil. Ao cortar a mão o coletor fica afastado de 05 a 10 dias, e às vezes até mais, dependendo da gravidade.
Em casos de acidentes com objetos perfuro-cortantes, a situação é mais complicada. O coletor que teve sua mão perfurada por uma agulha precisa fazer 12 exames para detectar alguma contaminação. O coletor ainda deve fazer novos exames depois de 30, 60 e 180 dias após o acidente.
Outra dica: seu lixo vale dinheiro. Mantenha o hábito de separar em sacolas plásticas o material reciclável. Você ajuda o planeta ao separar o lixo reciclável, pois gera receita para as pessoas que triam o lixo da cidade e também colabora com o aumento da vida útil dos aterros controlados.
“O que a gente espera é que todos se conscientizem da necessidade da prevenção de acidentes, despertando a consciência da preocupação constante com todos coletores e pessoas que recolhem o lixo para coletar material reciclável.
Lembre-se: “ Você é responsável pelo seu lixo! Acondicione-o em local visível em lixeiras e não penduradas em grades ou cercas e sempre uma hora antes do caminhão de lixo passar para coletar”.