No dia 27 de fevereiro de 2015, no Foyer Aurélia Rubião, anexo ao Theatro Municipal Capitólio, foi oficialmente apresentado pelo Diretor Superintendente Francisco Graça de Moura o “PLANO DE AÇÃO CULTURAL ESTRATÉGICO E PARTICIPATIVO” da Fundação Cultural de Varginha, cujo conteúdo expressa a política pública de cultura do Governo da Cidade de Varginha sob a liderança do Prefeito Antônio Silva.
O PLANO DE AÇÃO CULTURAL, composto por 05 PROGRAMAS ESTRUTURANTES E 25 PROJETOS ESTRUTURADORES, que estão detalhados no documento anexo, especialmente editado para que os órgãos governamentais, as entidades e instituições públicas e privadas e a sociedade possam conhecer, participar e acompanhar as ações e empreendimentos culturais que serão implementados de 01/03/2015 a 30/06/2016.
Presente e presidindo a solenidade o Prefeito Antônio Silva ratificou na plenitude o conteúdo do “PLANO DE AÇÃO CULTURAL ESTRATÉGICO E PARTICIPATIVO” e reafirmou com ênfase que este resgata todos os compromissos que assumiu com a população varginhense na área da cultura.
Durante o evento, o Presidente da Câmara Municipal Vereador Rômulo Azevedo Ribeiro entregou a documentação oficial e comunicou que o Poder Legislativo, por unanimidade, concedeu e outorgou ao Prof. Francisco Graça de Moura a “ORDEM DO MÉRITO CULTURAL”, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento cultural e social de Varginha.
O Prefeito Antônio Silva, o Presidente da Câmara Rômulo Azevedo Ribeiro e a Secretária Municipal de Educação Rosana Carvalho entregaram os cheques referentes aos prêmios aos vencedores do 1º Concurso de Presépios e Oratórios, na seguinte ordem: Hermenegilda Carvalho Médis, 1º lugar: Carmem Lúcia Martins, 2º lugar e Antônio Carlos Batista de Souza, 3º lugar.
O evento terminou de forma emocionante quando o Prefeito Antônio Silva, acompanhado pelo Diretor Superintendente Francisco Graça de Moura, reinaugurou a primeira etapa da revitalização do Theatro Municipal Capitólio, ou seja, a colocação das calhas, a recomposição do teto de gesso e o sistema de drenagem, devolvendo ao histórico equipamento / patrimônio cultural o 2º pavimento, ou seja, as 150 vagas que estavam impedidas de serem usadas no período de obras de revitalização / restauração acima mencionadas.