O setor de Zoonoses/Combate à Dengue, em conjunto com a Vigilância Ambiental, está realizando através de seus Agentes de Combate à Endemias, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti - LIRAa em todos os bairros de Varginha, inciativa que deverá estar concluída no dia 20/03.
Participam deste levantamento, que está sendo feito em todo o Brasil, os municípios, seguindo os critérios: Capitais e municípios de regiões metropolitanas; municípios com mais de 100 mil habitantes e municípios com grande fluxo de turistas e de fronteira.
As vantagens da realização deste Levantamento são identificar os criadouros predominantes e a situação de infestação do município e permitir o direcionamento das ações de controle e combate à dengue para as áreas mais críticas.
Como é feito o Levantamento
O município é dividido em grupos de 9 mil a 12 mil imóveis com características semelhantes. Em cada grupo, também chamado estrato, são pesquisados 450 imóveis. Os estratos com índices de infestação predial:
. Inferiores a 1%: são considerados em condições satisfatórias,
. De 1% a 3,9%: são considerados em situação de alerta,
. Superior a 4%: são considerados com risco de surto de dengue.
Cabe ressaltar, que independentemente da realização deste LIRAa, os Setores de Zoonoses / Combate à Dengue e Vigilância Ambiental de Varginha, já desenvolvem periodicamente estas amostragens, através de seus Agentes de Controle de Endemias, mantendo a cidade sob controle e realizando permanentemente ações de combate ao mosquito transmissor da dengue e conscientização em todos os aspectos em nosso município.
Tanto é que em Varginha, diferentemente do que ocorre no restante do país, graças ao trabalho minucioso, constante e engajado de todos os participantes das nossas equipes, dos nossos colaboradores e de nossos habitantes, conseguimos manter a cidade, até o momento, livre da epidemia de dengue, e tivemos neste ano, quando a maioria dos municípios enfrenta grandes dificuldades apenas 70 casos notificados de Dengue e 14 casos confirmados.
“Ressaltamos que neste aspecto, também contribuíram bastante, os trabalhos de conscientização realizados pelo núcleo de mobilização social existente na prefeitura de varginha, que sem medir esforços, está constantemente orientando os alunos de nossas escolas, desde os bebês das creches até os universitários, para que estes possuam uma consciência preventiva e assim o consciente coletivo se manifeste cada vez mais de forma construtiva refletindo em todos os aspectos da vida de nossa cidade e seus cidadãos”, destacaram os coordenadores Rosângela Conde e Donizeti.