No dia 7 de abril faz um mês que a doação de sangue em Varginha é feita pela Fundação Hemominas em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde. A coleta ocorre às segundas-feiras, sempre das 8h às 13h, na Policlínica Central. O sangue segue para o laboratório da Hemominas, em Poços de Caldas, onde é processado e retorna para Varginha, para ser distribuído para os hospitais Bom Pastor, Regional e Varginha que tem convenio com a Fundação.
O número de doadores tem mantido uma média. Na primeira coleta foram 60 pessoas; na segunda semana, 54. Já a terceira coleta foi a que registrou o maior número de doadores, 68. No último dia 30, foram 60 doadores. A estrutura é para atender até 100 doadores.
Em média, são coletadas 35 bolsas de sangue. A enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Flora Sanches, responsável pela captação de doadores, explica que essa quantidade é insuficiente para abastecer Varginha. Ela cita ainda que o estoque depende dos doadores, por isso a importância da participação popular. O sangue é usado principalmente em cirurgias, atendimentos emergenciais e clínicos como no Centro Regional de Oncologia.
Entre os parceiros está o Tiro de Guerra (TG). O chefe de instrução, sargento Gunther Moraes, envia semanalmente 15 atiradores para fazer a doação de sangue. Ele conta que o TG tem 100 jovens com idade de 18 e 19 anos. “O Exército tem o intuito de ajudar a população e nada mais justo do que participarmos voluntariamente dessa campanha”, avalia.
Na tentativa de sensibilizar ainda mais a população, poderão ser desenvolvidas campanhas educativas nas escolas. A enfermeira Flora já visita o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Ela explica quem pode ser doadores, quais os critérios da Hemominas e o quanto o sangue é importante para salvar vidas.
Entre os requisitos para ser um doador, a pessoa deve ter idade entre 16 e 69 anos, ter boa saúde, não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas12 horas e não pode estar em jejum. Os interessados podem agendar o atendimento pelos telefones 3690-2297 ou 9129-3735.
DOE SANGUE
Uma doação pode salvar até quatro vidas
Para doar é necessário: