As estatísticas têm revelado um número significativo de lesões ocorridas em decorrência do contato com vidros quebrados, dos quais podemos citar alguns relatos, bem como a forma de prevenir os referidos acidentes.
Recentemente uma mulher trabalhando num balcão de supermercado teve sua rotina subitamente interrompida, quando uma garrafa de soda caiu e estourou perto dela, sendo atingida pelos cacos onde sofreu pequenos cortes.
Um vendedor de uma loja de luminárias demonstrava abajur de louça, quando o cliente caiu acidentalmente sobre o abajur sofrendo cortes no punho.
Um trabalhador de manutenção foi atingido no olho por um caco de vidro quando uma janela caiu. A lista de feridos poderia continuar, passando pelo caso de uma pessoa que choca-se com uma porta de vidro até a queda de um copo de vidro no banheiro. Porém, a história da segurança não termina com ferimentos.
Alguém tem que limpar o vidro quebrado e esta tarefa exige maior cuidado.
Os ferimentos causados ao recolher os cacos de vidro, ou por não reconhecê-los, não costumam virar “manchetes de jornal”, mas fazem seus estragos com frequência, através de cortes, ferimentos, atingindo pequenas artérias e causando posterior infecção.
Citamos alguns cuidados para lidar com cacos de vidro:
1-Se você se cortar busque os primeiros socorros imediatamente.
2-Nunca retire o caco de vidro puncionando, somente o médico poderá retirá-lo.
3-Garrafas ou copos quebrados nunca devem ser colocados diretamente no lixo.
4-Acondicione os cacos numa folha de jornal ou outro papel resistente e, se possível, rotule com os dizeres “contém vidro quebrado”.
5-Se estiver trabalhando com maquinário, desligue-o antes de começar a remoção dos cacos.
6-Os trabalhadores que forem regularmente expostos a vidros quebrados, devem utilizar EPI do tipo: óculos de segurança, luvas e máscaras, dependendo do tipo de trabalho. As luvas e protetores de braços, assim com botas de segurança, são necessários.
7-As partículas menores podem ser recolhidas com folhas absorventes, que devem ser enroladas e marcadas como “vidro quebrado”.
8-Nunca use toalhas ou guardanapos de tecido para coletar partículas de vidro.
9- O uso de uma pazinha de lixo, de uma vassoura ou rodo de borracha, também é um método seguro para lidar com esta situação.
10- As pessoas que trabalham com vidros devem ser alertadas constantemente quanto à quebra, mal empilhamento e caixas defeituosas.
Lembre-se, porém, de que o vidro quebrado deve ser coletado e descartado imediatamente e de uma maneira que seja segura para você, sua família e para os outros.
Jorge Francisco Rodrigues, Engenheiro de Segurança
Prefeitura Municipal de Varginha