Nos dias 23 e 24/10, no Teatro Capitólio, foi realizado o VI Seminário de Educação Inclusiva, com o tema: “A inclusão Abre Caminhos”, promovido pelo Conselho Municipal De Defesa Dos Direitos Da Pessoa Com Deficiência De Varginha (CODEVA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC).
O objetivo deste evento foi trazer à discussão e reflexão temas de relevância no processo de inclusão das pessoas com deficiência nos diversos espaços sociais para que cada vez mais, através da informação, sejam possíveis a participação e melhoria de qualidade de vida destes cidadãos trabalhando-se para uma sociedade efetivamente para todos.
Estiveram presentes os educadores, professores e gestores de toda a rede municipal, os profissionais de apoio e professoras do AEE, que fazem parte do Serviço de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI), além de autoridades e convidados, entre eles o prefeito Antônio Silva, o vice-prefeito Verdi Lúcio Melo, a secretaria municipal da Educação, Rosana Carvalho, a chefe do Departamento Geral de Ensino, Elaine Cristina Biancasteli Amarante, o presidente do CODEVA, Luiz Carlos Bruziguessi, o deputado Cleiton Oliveira, a secretária de Habitação e Desenvolvimento Social, Patrícia Rodrigues de Souza, e o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da pessoa com deficiência (CONPED), Roberto Carlos Pinto.
Na primeira noite, o grupo musical Floreio de Minas, do Conservatório Estadual de Música de Varginha abriu a cerimônia com um repertório clássico da MPB, cuja apresentação encantou a plateia presente. Logo após foi dada a palavra ao palestrante David César, que trouxe momentos de descontração e reflexão aos participantes do evento, onde conscientizou a todos sobre o cuidado e o respeito à vida, com sua história de superação. Ele nasceu com a síndrome de Hanhart, deficiência genética rara que ocorre na fase embrionária e acarreta a falta de membros superiores e inferiores, mas isso não o impediu de seguir em frente e, mais do que isso, fazer parte da transformação do mundo onde vive. Para fechar a noite com arte, poesia e música, o Grupo Vírus Poético emocionou a todos com uma inesquec&ia cute;vel apresentação.
Na segunda noite, a abertura do evento ficou por conta do Grupo “Vozes do CDCA III”, que apresentou lindas e emocionantes canções para apreciação do público presente. Logo após foi feita uma apresentação de dança pelo Grupo Superação, composto por alunos e professores da FUVAE, cuja apresentação arrebatou a todos que compareceram. Depois, foi a vez do espetáculo “O dom de contar histórias” apresentado por Mário Alves e Andressa Versi, conhecidos artistas belo horizontinos, que falaram e cantaram sobre a dor e a morte, os sonhos, o levantar e ser forte de todos nós, com muito talento, carisma e simplicidade.
O VI Seminário de Educação Inclusiva foi um verdadeiro sucesso de público. Parabéns a todos os envolvidos!
Texto: Solange Conde/SEDUC - Varginha/MG