Proteção das Mãos
Â
As mãos são os instrumentos mais importantes que usamos na realização de nossos trabalhos pela sua precisão e capacidade de manobra, são insubstituíveis, por outro lado são muitos sensíveis.
Estatísticas revelam que dos 2.000.000 dos ferimentos anuais incapacitantes ocorridos no trabalho no Brasil, um terço ocorrem nas mãos. A maioria destes acidentes são causados por pontas de pinçamento, ou seja, cerca de 80%.Portanto devemos sempre estar atentos nestes tipos de atividades além de estarmos sempre protegidos com o uso adequado de luvas.
Antes de levantar ou movimentar qualquer objeto é importante que retiremos ou dobremos pontas protuberantes. Não podemos esquecer que as medidas de proteção coletiva devem ser prioritárias na adoção de prevenção como proteções de máquinas e ferramentas especiais utilizadas na execução das tarefas. Ao remover uma proteção por alguma necessidade deve-se logo após colocá-la no seu lugar de origem.
As proteções para as mãos não são nada de novo. Apesar dos cuidados que tomamos nossas mãos recebem constantemente pequenos ferimentos, como por exemplo prensagem dos dedos em portas. Ao carregar um objeto verifique a largura das portas e corredores. Ao depositar o objeto no chão deve-se tomar todo o cuidado para não prensar a mão, se for o caso peça ajuda de um companheiro para fazer o devido calçamento.
Ao apanhar um objeto verifique as condições de pega e se suas mãos estão sujas de graxa ou óleo. Por razões de segurança não use alianças ou anéis ao executarem seus trabalhos com objetos ou máquinas, pois pode prender e provocar corte nos dedos e até amputação.
Polias e correias formam pontos de pinçamento e devem ser cobertas com proteções. Também deve-se tomar cuidado quando forem remover vidros quebrados, pregos e outros objetos cortantes. É bom lembrar que as mãos não sentem medo, elas fazem o que você manda, portanto, muito cuidado neste comando.
Jorge Francisco Rodrigues, Engenheiro de Segurança
Â
Â
Â
imagem: internet
Â