Diante da atual situação econômica em que se encontra o país e por consequência, os municípios precisam reorganizar suas estruturas para superar a grande queda de arrecadação. Para tanto foi necessária a reestruturação da merenda das escolas municipais, porém, toda modificação foi pautada de acordo com a a legislação nº26/ FNDE, em seu Art. 14, que prevê:
§2o Os cardápios deverão ser planejados para atender, em média, às necessidades nutricionais estabelecidas na forma do disposto no Anexo III desta Resolução, de modo a suprir:
I – no mínimo 30% (trinta por cento) das necessidades nutricionais, distribuídas em, no mínimo, duas refeições, para as creches em período parcial;
II – no mínimo 70% (setenta por cento) das necessidades nutricionais, distribuídas em, no mínimo, três refeições, para as creches em período integral, inclusive as localizadas em comunidades indígenas ou áreas remanescentes de quilombos;
IV – no mínimo 20% (vinte por cento) das necessidades nutricionais diárias quando ofertada uma refeição, para os demais alunos matriculados na educação básica, em período parcial;
VI – no mínimo 70% (setenta por cento) das necessidades nutricionais, distribuídas em, no mínimo, três refeições, para os alunos participantes do Programa Mais Educação e para os matriculados em escolas de tempo integral.
A alimentação (cardápios) oferecida na creches foram mantidas sem nenhuma alteração. Somente suprimimos o café da entrada (cardápio 3) nas demais escolas para adequarmos a nova realidade financeira do município e já planejando o grande aumento de alunos na educação infantil para esse ano de 2016.
Para tal ação foi realizado um estudo junto do Setor de Merenda Escolar que conta com um quadro de nutricionista, que avaliaram a aceitação dos cardápios, bem como o valor nutritivo dos mesmos, optando-se então em oferecer às crianças de tempo parcial um almoço nutritivo e variado com sobremesa (fruta ou suco) diariamente, de acordo com com o preconizado na legislação.
Lembramos ainda que toda a alimentação diferenciada (dieta especial) para os alunos que apresentam patologias específicas continuam sendo atendidas sem interferência em qualquer tipo de tratamento ou alteração proposta em atestado médico/nutricionista.
Diante do exposto, o município de Varginha continua privilegiado, pois, ofertamos uma merenda de qualidade, com cardápios variados sempre visando a saúde e qualidade de vida das crianças.