A avaliação antropométrica é fundamental no diagnóstico nutricional de crianças e adolescentes, identificando casos de excesso de peso ou baixo peso.
Avaliar o desenvolvimento e crescimento da criança é a forma de vigiar o estado de saúde em geral, permitindo o planejamento de ações de promoção à saúde, prevenção de doenças e realização do tratamento precoce.
Diversos estudos apontam a antropometria como referência no diagnóstico nutricional, devido ao seu baixo custo, fácil acesso e aplicabilidade, podendo ser utilizada por vários profissionais de saúde como rotina no acompanhamento nutricional de adultos e crianças.
Entre as medidas antropométricas, o peso e a altura são referidos como as medidas mais sensíveis e específicas para a avaliação do processo de crescimento e desenvolvimento e, portanto, avaliação do processo nutrição e saúde.
O Setor de Merenda Escolar, através da Empresa de Terceirização, realiza semestralmente a avaliação nutricional de todos os alunos matriculados na Rede Municipal de Educação (Cemeis e Escolas). “Diante dos resultados obtidos, são planejadas medidas de intervenção que são realizadas através de Atividades de Educação Nutricional que visam a Segurança Alimentar e Nutricional com a abordagem de temas atuais como a importância da água, consumo do arroz com feijão e consumo consciente dos alimento”, explicam as nutricionistas Marcélia Maíra Prado, Encarregada do Setor da Merenda Escolar e Daiana Regina de Lima.
Outra ação realizada é o encaminhamento dos alunos com alteração do estado nutricional às Unidades Básicas de Saúde para que o atendimento individualizado possa acontecer.
Todas as atividades são realizadas por nutricionistas em parceria com os educadores, envolvendo toda a comunidade escolar.