Cerca de 2 mil famílias, residentes nos bairros Carvalhos, Cruzeiro do Sul, Novo Tempo e Jardim Imperial, serão beneficiadas
A nova escola vai atender aproximadamente 1.200 alunos
A dotação orçamentária de mais de R$ 3 milhões é EXCLUSIVAMENTE do município
A construção da mais nova escola municipal de Varginha poderá começar dentro dos próximos dias. A afirmação é do engenheiro representante da Construtora Minas Gerais CB Ltda, Edmar Alvarenga Santos Júnior, durante a solenidade de assinatura do contrato com a Prefeitura, na manhã desta quarta-feira, 16, no gabinete do prefeito Antônio Silva. “Nós decidimos construir essa nova escola com recursos exclusivos da Prefeitura para prestigiar essa região dos bairros Carvalhos, Novo Tempo, Cruzeiro do Sul e Jardim Imperial, que populosa, necessita de uma unidade escolar, além da creche – Centro de Educação Infantil cuja construção está praticamente concluída”, explica Antônio Silva. O prefeito lembra ainda que o bairro possui CRAS – Centro de Referência e Assistência Social e também ganhará uma Unidade Básica de Saúde.
A secretária municipal de Educação, Rosana Aparecida Carvalho adianta que estão sendo priorizadas as crianças de 4 e 5 anos, principalmente devido à obrigatoriedade que vigora a partir deste ano em todo o país de que tem que estar na escola, e alunos do 1º ao 5º ano que ainda não conseguem utilizar o transporte coletivo gratuito sozinhos. “Varginha é uma cidade privilegiada, não só pela estrutura física das escolas da rede pública municipal, mas também pelos professores e educadores capacitados e valorizados; tudo isso tem colocado a Educação varginhense como referência, um compromisso assumido com a população.
Obras
Confirmando os investimentos da Administração Municipal na Educação, destacam-se as creches-Cemeis no bairro Sagrado Coração (que está praticamente pronta); no Damasco (com 60% concluídos); no Carvalhos e no Jardim Estrela (ambas também na reta final de construção); no Novo Tempo; no bairro Nova Varginha cuja construção deverá ser iniciada, além de uma quadra, da Escola Matheus Tavares.
Escola Municipal no Carvalhos
A Escola será na Rua Dr. Márcio Fábio de Carvalho, no bairro Carvalhos. A contratação é efetivada pelo período de 360 dias corridos, contados a partir da data de expedição da Ordem de Serviço.
O projeto da escola com aproximadamente 3.200m² de área construída é o mesmo da que está sendo construída no bairro de Fátima. O terreno possui 14.193,64m². Serão 12 Salas de Aula, com capacidade de atendimento de cerca de 800 alunos, em dois turnos (matutino e vespertino), e quase 400 estudantes em período integral. A proposta básica refere-se a uma edificação simples e racionalizada, atendendo aos critérios básicos para o funcionamento das atividades de ensino e aprendizagem. São oito blocos:
• Bloco A – administrativo;
• Bloco B – pedagógico (biblioteca, auditório);
• Bloco C – pedagógico (informática, laboratório, grêmio);
• Bloco D – Serviço (cozinha, pátio coberto);
• Bloco E (E1 e E2) – pedagógico (salas de aula e sanitários);
• Bloco F – pedagógico (salas de aula e vestiários);
• Bloco G – quadra coberta
Essa obra, além da importância para a Educação, pois serão geradas 1.200 vagas terá grande alcance social, pois vai atender cerca de 2.000 famílias residentes nos bairros Carvalhos, Cruzeiro do Sul, Novo Tempo e Jardim Imperial.
A Prefeitura, através dos técnicos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SOSUB), fará o acompanhamento permanente dos serviços, tanto quantitativamente, quanto tecnicamente. Estes poderão recusar qualquer serviço que julgarem não estar compatível com o Memorial Descritivo e Projetos, bem como determinar a aceitação ou não da qualidade dos materiais, da mão-de-obra e dos equipamentos utilizados nestes serviços.
Participam da solenidade, além do prefeito Antônio Silva, do vice-prefeito Vérdi Melo e do engenheiro representante da construtora Edmar Júnior, os secretários municipais de Obras e Serviços Urbanos, Estevam Tavares; de Educação, Rosana Aparecida Carvalho; de Governo, Carlos Honório Ottoni Júnior; e da Indústria e Tecnologia e Planejamento Urbano, Pedro Gazzola.