Referência em atendimento a Urgência e Emergência para Varginha e região, a Unidade Pronto Atendimento – UPA de Varginha, registrou nas duas primeiras semanas do mês de abril, 7.281 atendimentos, uma média de 520 atendimentos dia/dia. O que chama a atenção, é que até o dia 13 de abril, do total geral, foram realizadas 700 notificações de suspeita de dengue, uma média de 54 pessoas por dia, com 166 confirmações, ou seja, 24% dos pacientes notificados.
Rosana de Paiva Silva Morais, Chefe da Divisão de Urgências e Emergências da UPA, lembra que em janeiro de 2016 foram 189 notificações com 19 casos confirmados de dengue, em fevereiro 398 notificações com 79 casos confirmados e em março 913 notificações, com 333 casos confirmados. Um total de 597 casos de dengue confirmados na cidade até o momento.
Ações da Prefeitura:
Para desafogar a UPA, a Prefeitura de Varginha, através da secretaria de Saúde, viabilizou a compra de Cadeiras para Hidratação, que estão sendo instaladas 11 Unidades Básicas de Saúde para atender aqueles pacientes com suspeita ou casos já confirmados de Dengue, que são atendidos por equipes capacitadas que fazem o monitoramento por 10 dias, com controle e sorologia da dengue.
Hospital Bom Pastor
Além disso, o Hospital Bom Pastor está realizando o teste rápido da Dengue, para os moradores dos bairros Bom Pastor, Boa Vista, Bela Vista, Jardim Áurea, São Geraldo, Pinheiros, Mont Serrat, Corredor São José, Parque Rinaldi, Jardim Estrela e Condomínio Lagamar, devendo os moradores do outros bairros se dirigirem para a UPA no bairro Padre Vitor. Desde o dia 08 de abril, 396 pessoas passaram pelo Pronto Atendimento, uma média de 57n pacientes dia somete para a Dengue.
Cuidados com a Dengue
*Limpe e tampe caixas d' água,
*Limpe as calhas,
*Descarte corretamente o lixo,
*Tampe galões, tonéis, poços, latões e tambores,
*Cubra e seque pneus que não estão sendo utilizados,
*Limpe e seque as bandejas de ar-condicionado,
*Limpe e seque as bandejas de geladeira,
*Mantenha os vasos de plantas sem pratinhos ou colocar areia nos pratinhos.
*Não acumule água em bromélias e outras plantas,
*Feche vasos sanitários que não são usados constantemente,
*Vire os baldes e garrafas com a boca para baixo,
*Estique lonas de cobertura para não formar poças de água,
*Sempre trate a água de piscinas e fontes.
Denúncias podem ser feitas através do denguedenuncias@varginha.mg.gov.br