Aberto no início da tarde desta segunda-feira, 18, no auditório do Podium, em Varginha, o 1º Encontro do Programa Cultivando Água Boa em Minas Gerais reuniu mais de 200 pessoas de diversas cidades mineiras. Escolhida para sediar o evento, Varginha foi também a primeira cidade do Estado a receber o CAB.
Entre os destaques da abertura, foi exibido um vídeo produzido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação - Seduc, sobre o município de Varginha. Também foi destaque a apresentação da Banda Marcial Mirim – Geração CDCA - Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, que executou o Hino de Varginha e clássicos como Asa branca e Mulher Rendeira.
Prefeito em exercício de Varginha, Vérdi Melo em seu discurso de abertura acolheu a todos os presentes e enalteceu a importância do CAB para o Estado, ressaltando que o município já realiza ações na preservação ambiental como o aterro sanitário que em breve entrará em operação, destacando que 95% do esgoto é tratado na cidade, reafirmando o compromisso com medidas que visam à sustentabilidade.
Presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Sinara Inácio Meireles Chenna, disse que devemos nos orgulhar por termos entendido a importância do Programa. “Podemos sim, engatinhar, mas estamos no caminho certo, pois os resultados serão propriedade da sociedade”. Já a representante do Governo de Minas Gerais, Macaé Maria Evaristo Santos, Secretária de Estado de Educação, destacou que a sustentabilidade é uma tarefa de todos, do governo, da sociedade. “Estamos falando de mudança de cultura, pois anos atrás pensávamos que o planeta era inesgotável e o Cultivando Água Boa incentiva a total mudança de comportamento para garantir a natureza para as novas gerações”, disse Macaé que finalizou sua fala à mesa reiterando que a SEE é parceira do CAB e de Varginha.
Logo após, foi exibido o vídeo “A Carta da Terra”, gravado por Leonardo Boff, especialmente para o evento.
Origem
Criado em 2003 pela Itaipu Binacional, o Programa Cultivando Água Boa atua na definição de critérios e condições que orientam ações socioambientais relacionadas à conservação dos recursos naturais, centradas na qualidade e na quantidade das águas, bem como na qualidade de vida das pessoas. Jair Kotz, superintendente de Meio Ambiente da Itaipu Binacional, destacou que “o aprendizado que tivemos nesses anos de caminhada é para compartilhar e não para ensinar”. Em março de 2015, o Programa conquistou o prêmio “Water for Life – Água para a Vida” da ONU, na categoria “Melhores Práticas em Gestão de Recursos Hídricos do Planeta”.
No Estado de Minas
Em Minas Gerais o CAB já foi apresentado em 18 municípios, sendo que em 17 já tem o Comitê Gestor formado. Em Varginha os trabalhos começaram na região da Microbacia do Ribeirão Santana, que já foi de fundamental importância no abastecimento de água da cidade e atualmente sofre com a crise hídrica.
O secretário de Meio Ambiente de Varginha, Joadylson Barra Ferreira, lembra que os trabalhos do 1º Encontro do Cultivando Água Boa em Minas Gerais se estendem hoje até à noite e na terça-feira até o final da tarde. “Pela manhã vamos conhecer experiências da Região Sul do país serão expostas para o compartilhamento”, diz. O evento ocorre no Hotel Podium.