No último dia 23, foi registrada na ata da reunião da Câmara Municipal, Moção de Aplauso ao Sistema de Saúde do Município de Varginha proposta pelo vereador Dr. Adilson Rosa e aprovada por representantes do Legislativo. Dr. Adilson explicou que “por ser médico, acompanho muito de perto a situação da saúde em Varginha que comparada à região e ao país percebe-se uma diferença muito grande, pois apesar de algumas críticas, o grau de satisfação é grande, devido ao conjunto da obra que envolve prestação de serviço nas redes pública e privada, alcançando um excelente resultado, com perspectiva de continuar melhorando”. Para o médico e vereador, ainda tem que destacar a questão de ser uma assistência humanizada, mesmo dentro das limitações.
O vereador Dr. Adilson Rosa ainda enfatiza que tudo isto tem um altíssimo custo para o município de Varginha, pois não é atendida só a nossa população local. Apesar disso, existe uma contrapartida, segundo ele, pois “a área de saúde torna-se um atrativo que se contrabalança economicamente, à medida que tais referências, trazem divisas de outras cidades, além de dar a oportunidade de empregos diretos a mais de 4.000 pessoas, e outros tantos indiretos”.
O prefeito Antônio Silva afirma que “essa Moção de Aplauso é um reconhecimento gratificante que homenageia a dedicação, o carinho e a competência de toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, dos Hospitais Públicos e da UPA, além de todos os empreendimentos da área da saúde que fazem de Varginha uma referência na medicina.
Confira a seguir alguns pontos apresentados pelo vereador Dr. Adilson Rosa:
“Vejamos: nossa rede dispõe de 25 Unidades Básicas de Saúde mais duas novas (em fase de funcionamento) espalhadas pela cidade e comunidades rurais, um Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, em que há uma equipe de profissionais, como Psicólogos, Nutricionistas, Educador Físico, Fisioterapeutas, Enfermeiros, fonoaudiólogos, que dão apoio a 21 equipes do Programa Saúde da Família. Há nestas estruturas o desenvolvimento de programas de prevenção de hipertensão, pré-natal, obesidade, tabagismo, odontologia. Além destes programas, são distribuídos aos pacientes duzentos e vinte itens de medicamentos e realizados trinta mil exames por mês.
A Atenção Especializada – Policlínica Central, onde temos especialistas nas áreas de: Pneumologia (adulto e infantil) – Catavento (atende crianças asmáticas), Dermatologia, Programa Envelhecer, Fonoaudiologia, Hanseníase e Hiperdia (Programa que faz o cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial, permitindo gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes). Clínica de Infectologia (hepatite, HIV, tuberculose), Mastologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neurologia (adultos e crianças), Cardiologia, Reumatologia, Angiologia, Endocrinologia, Ortopedia (quadril, pé, ombro e joelho), Oftalmologia (glaucoma), Gastroenterologia, Fisioterapia Pulmonar, Geriátrica, Central de Imunização, Plástica, Terapia Ocupacional, Pequenas Cirurgias, Hematologia, Nefrologia, Cabeça e Pescoço. Farmácia de Medicamentos Básicos, Farmácia de medicamentos para Saúde Mental. Centro Especializado Odontológico – CEO Cirurgia, Bucomaxilofacial, Ortodontia, Prótese, Especialistas em Prótese, Periodontia. Não podemos nos esquecer dos serviços de Zoonoses, Vigilância Sanitária , Epidemiológica e Medicina Legal, muito bem conduzido pelos Doutores: Vereador Dr. Armando Fortunato e Dr. Alexandre Assad.
Existem ainda outros programas como: o Centro Especializado de Reabilitação e Fisioterapia Regional, o CAPS II – Centro de Atenção Psicossocial, o CAPS AD- Centro de Atenção de Prevenção de Álcool e Droga, o CAPS Infantil – Centro de Atenção Psicossocial da Infância, o NAMI – Núcleo de Apoio ao Materno e Infância e Banco de leite e o PADI – Programa Saúde Melhor em Casa que cria condições para que os pacientes com limitações, desospitalizados, retornem ao seu domicílio com as condições ideais inclusive dieta especial, para o convívio com a família liberando vagas nos hospitais.
A UPA 24h – Unidade de Pronto Atendimento atende pacientes do Município de Varginha e Micro Região. Projetada para atender 450 pacientes/dia, crianças e adultos. Já ultrapassou mais de 600 pacientes/dia em virtude das epidemias de gripe e dengue. Dispõe de Laboratório de análises clínicas, medicação, leitos de observação, leitos de emergência e centro radiológico. Apta para estabilização de pacientes, funciona 24 horas/dia e são realizados mais de doze mil atendimentos por mês.
O Hospital Regional do Sul de Minas possui 151 leitos, sendo 20 de CTI, quatro de emergências, 14 leitos de UTI neonatal, um bloco cirúrgico com 5 salas e centro obstétrico com 2 salas. Faz parte da rede resposta de urgência e emergência, neuro e cardiologia, realiza 180 partos, 100 cateterismos, 15 cirurgias neurológicas, 30 cirurgias cardíacas abertas e 50 angioplastias por mês. Média de atendimentos internos e externos: 500 usuários diários.
O Hospital Bom Pastor (HBP), classificado como Hospital Geral porte III, é um hospital público municipal que atende traumas, cerca de 1.200 casos por mês. Conta com um Centro de Oncologia, Radioterapia, Quimioterapia e Clínicas de Cirurgia Geral, Vascular, Ortopedia, Plástica, Bucomaxilo e Oncológicas - Centro de Terapia Intensivo – CTI 10 leitos, dois de emergência e seis de observação. O HBP dispõe de 122 leitos, bloco cirúrgico com sete salas (230 cirurgias por mês), agência transfusional, laboratório que dá suporte às análises de infectologia, tanto na coleta do material, preparo e exames, no caso de saúde pública, pesquisa de doenças graves, apoio à Hemodiálise, Tomógrafo, RX e laboratório disponível para rede. Média de atendimento: 1000 usuários por dia, internos e externos.
Destaca-se ainda a revitalização recente do HBP, na qual foram realizadas muitas obras como a troca de 600 janelas, para que assim houvesse a pintura interna e externa do nosocômio que estava com um aspecto muito ruim. Contou com a participação de muitos voluntários, pintores, inclusive de artistas plásticos em parceria com a CORALTINTAS (Projeto ”Tudo de cor para você”). É importante ressaltar as reformas gerais realizadas no CTI e no pronto atendimento em curso.
Embora o Município disponha de tantos serviços e programas de saúde, o Tratamento Fora do Domicílio - TFD, de acordo com a legislação do SUS, disponibiliza serviços complementares em municípios de referência. São agendadas consultas e procedimentos cirúrgicos para aproximadamente 600 usuários mês, que contam com transporte do município para RJ, SP e BH.
Contamos ainda com a sede do SAMU, Corpo de Bombeiros, ambulâncias do município, dois hospitais particulares, bons laboratórios, diversas clínicas especializadas particulares, ótimos profissionais médicos, ótimos e dedicados profissionais multidisciplinares, excelentes instalações, redes de farmácias, entidades filantrópicas e organizações não governamentais como Vida Viva, Novos Ventos, Pró-rim, Acrenoc, Abraço e Fuvae.
Hoje são destinadas à Saúde em Varginha em torno de 30% de um orçamento de mais ou menos 300 milhões de reais ao ano, o que representa um investimento maior do que o realizado em Educação.
Quanto a Associação Médica de Varginha (AMV) completa 65 anos. Desde que foi fundada, em 20 de maio de 1951, cumpre um papel importante tanto para a categoria médica, quanto para a cidade. A AMV congrega cerca de 230 médicos do município, tendo por objetivo a promoção de atividades associativas, científicas, sociais e culturais, bem como defender os interesses de seus associados, contribuindo para a valorização dos profissionais médicos. Para o presidente da AMV, Dr. Alberto Severo de Paiva Filho, “a Associação Médica de Varginha, historicamente, vem atuando com relevância nos interesses relacionados à saúde e aos profissionais médicos, sempre articulada com os interesses da comunidade”.
O Grupo Unimed Varginha, parte do sistema suplementar de saúde, operador do plano de saúde e Hospital Humanitas Unimed, é hoje um modelo de gestão cooperativista, já premiado pelo Sistema Ocemg. Seus trabalhos seguem pautados nos princípios humanos e qualidade médica. A história do grupo é escrita diariamente por seus mais de 300 médicos, quase 450 colaboradores e mais de 55 mil clientes, comprovando que o sucesso só é possível através da união. Além de Varginha a cooperativa atua em Boa Esperança, Campanha, Cordislândia, Elói Mendes, Monsenhor Paulo e São Gonçalo do Sapucaí. Em 2015, o Grupo Unimed Varginha faturou um total de 150 milhões de reais, montante que foi aplicado praticamente todo em Serviços de Saúde.
O Hospital Humanitas, com 80 leitos, possui todos os serviços necessários para atendimento aos seus clientes: Raios-x digital 24 horas; Arco Cirúrgico Digital; Hemodinâmica (Cirurgia Cardíaca); Tomografia; Laboratório de análises clínicas 24 horas; Endoscopia / colonoscopia; Ultrassonografia; Oncologia Clínica; Facoemulsificaçao; Ressonância Magnética; Cintilografia; Oncologia; UTI e Pronto Atendimento 24 horas que conta com plantões presenciais de Pediatria, Clínica Médica e Cirurgia geral; escalas de sobreaviso de Neurocirurgia, Ortopedia e Anestesia; além de avaliações em diversas especialidades em seu Pronto Atendimento. Em 2015 foram atendidos na Prontomed 45.357 pacientes, realizadas 15.328 internações e 6.993 cirurgias.
O Hospital Varginha, possui moderna, arrojada e confortáveis instalações, ligado ao Grupo Serpran, há 6 anos vem prestando um relevante serviço a nossa cidade e região. O Hospital Varginha conta com 33 leitos, uma semi-intensiva , 4 salas cirúrgicas, Pronto atendimento 24 horas, única maternidade em Varginha destinada apenas a convênios, exames de diagnósticos, laboratoriais, RX, Tomografia, Ultrassonografia, Mamografia, endoscopia digestiva, colonoscopia, retossigmoidoscopia, cistoscopia, dentre outros. Conta com um pronto atendimento adulto e infantil.”