Prefeitura de Varginha informa que iniciou importante etapa do planejamento urbano
Foi celebrada no dia 15 de setembro, a contratação da empresa MYR projetos sustentáveis para a elaboração da revisão do Plano Diretor Participativo e demais instrumentos urbanísticos complementares do município de Varginha. Estiveram reunidos no na Prefeitura de Varginha, o Diretor Presidente da MYR projetos sustentáveis, o arquiteto e urbanista Sérgio Myssior, e o Secretário Municipal de Planejamento Pedro Gazzola e sua equipe.
Conforme o Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.257/01), o Plano Diretor se constitui como um instrumento de planejamento que permite aos municípios pactuarem, de forma democrática, suas diretrizes e prioridades para o desenvolvimento urbano. E o planejamento e a gestão eficiente do tecido urbano podem se transformar em fatores determinantes para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida na cidade.
Todo o processo de desenvolvimento dos trabalhos será transparente e participativo, com a realização de audiências públicas, oficinas temáticas, encontros regionais e a participação de todos os setores da sociedade. Em breve serão divulgadas outras informações, inclusive com a inauguração de um portal na internet, canais de comunicação e a criação do "espaço plano diretor" no coração da cidade para receber sugestões e propostas.
"O Plano Diretor é um instrumento de Planejamento que permite ao município estabelecer de forma democrática suas diretrizes, normas e prioridades para o desenvolvimento urbano, com foco na sustentabilidade e na qualidade de vida da população ", explicou Pedro Gazzola, secretário Municipal de Planejamento e Indústria.
Sobre a empresa:
O arquiteto e urbanista Sérgio Myssior é também conselheiro do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/MG), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG) e comentarista especializado da Rádio CBN. Ele foi o coordenador de trabalhos relevantes de planejamento urbano e ambiental em todo o país, com destaque para os planos diretores de Lagoa Santa, Curvelo, o plano diretor da regional Norte de Belo Horizonte, plano de gestão integrada de resíduos sólidos de Belo Horizonte, os estudos ambientais e urbanos da Cidade Administrativa de Minas Gerais, o plano de manejo do Parque das Andorinhas, dentre outros. O diretor presidente estava acompanhado do advogado Gustavo Eugênio Rocha Maciel, especialista em direito administrativo e urbanístico.
A MYR tem trabalhado para instituições brasileiras e internacionais. Recentemente foi contratada para serviços de sustentabilidade no âmbito do programa celebrado entre a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Governo do Estado de Minas Gerais. Para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) desenvolveu trabalhos de planejamento ambiental e gestão de resíduos na região do Alto Paraopeba, MG. E mais recentemente foi a primeira empresa de planejamento urbano e ambiental certificada ISO 9001:2015 em Minas Gerais.