O prefeito Antônio Silva deu posse no dia 26/05, à nova Diretoria/Conselho Fiscal e conselheiros para biênio 2017/2019, do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Varginha – CODEVA, oportunidade em que reafirmou seu compromisso para com o Conselho, trabalhando para o bem estar das pessoas com deficiências. “Temos tido um olhar todo especial para as atividades do Codeva, apoiando suas ações e reconhecendo a importância do Conselho para a sociedade varginhense.
A solenidade contou com as presenças dos membros da diretoria e conselheiros – titulares e suplentes, representantes de diversos segmentos de instituições públicas e privadas. Dentre eles o presidente eleito Luiz Carlos Bruziguezi e a vice-presidente, Roberta Sarmento, secretários municipais de Educação, Rosana Aparecida Carvalho, e de Habitação e Desenvolvimento Social, Francisco Graça de Moura, o diretor do Hospital Regional, Rogério Bueno e Romerito Costa Nascimento, da Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência – Caade da Secretaria de Estado de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos de Minas Gerais.
Através de um movimento da sociedade Varginhense, e apoiado pelos poderes executivo e legislativo, numa ação coordenada pelos próprios militantes da luta dos deficientes, foi criado o CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DE VARGINHA – CODEVA, um órgão de caráter permanente, deliberativo e controlador das políticas e das ações governamentais, em todos os níveis de atendimento às pessoas com deficiência.
Já está em seu décimo ano de atividades e como está proposto em seu regimento interno o Codeva se destaca através da:
- A participação na revisão do Plano Diretor, com ações de visitas técnicas;
- Reuniões de propostas de trabalho aos órgãos públicos e sociedade civil;
- Acompanhamento e sugestões quanto à acessibilidade;
- Palestras educativas e formativas em empresas, escolas, faculdades e ao público em geral.
As pessoas com deficiência são 23,5% da população (Censo IBGE-2010) e necessitam de ações pontuais para que sejam respeitadas, ganhem visibilidade e seja quebrado o ciclo da exclusão.
Dessa necessidade surgiu o projeto “VARGINHA ACESSÍVEL”, que é uma estratégia de combate à exclusão fundamentando-se nos princípios da dignidade humana, da igualdade de oportunidade, no exercício da cidadania, na garantia de direitos, visando a “sociedade para todos”.
Chapa Rumo Certo
Diretoria
Presidente : Luiz Carlos Bruziguessi
Vice-presidente: Roberta Sarmento Barbosa
1º Secretário: Fabiana Carla Aparecida Gonçalves Pupin
2º Secretário: Tiago Augusto Francelino
1º tesoureiro: Fabíola Sebastiana Kelly Silva
2º tesoureiro: Mário Marcos Caponi Cincoetti
Conselho Fiscal
Flavio Moraes Junior
Eduardo Bueno Sepini
Monica Soares Colares Pereira
Suplentes
Keila Silva Guimarães Alves
Murilo Lúcio de Souza
Neuman de Fátima Brito Ribeiro