Professora da rede municipal realiza projeto Literatura de Cordel com alunos do 7º anos da E. M. José Augusto de Paiva
O projeto foi desenvolvido a partir da curiosidade de alguns alunos sobre o cordel e para contribuir para o resgate da nossa cultura popular. Os alunos ficaram empolgados com as pesquisas que aconteceram uma vez na semana no laboratório de informática da escola.
A pesquisa foi iniciada com a história do cordel, as regiões europeia e nordestina, a biografia dos principais cordelistas, suas obras e os figurinos, visitas a Biblioteca da escola, Biblioteca Municipal e seleção de rico material sobre a Literatura de Cordel, para dar continuidade às pesquisas.
O Projeto teve como objetivo desenvolver o gosto pela leitura, reconhecer a diversidade literária do Brasil, reconhecer a Literatura de Cordel como patrimônio cultural e social do povo brasileiro, resgatar a poesia popular, conhecer os aspectos da história nordestina, promover uma aproximação com a cultura popular nordestina e retratar o cotidiano, a realidade do povo brasileiro e suas peculiaridades.
Segundo a professora Izabel, a experiência foi positiva e interessante, pois no início do projeto os alunos não possuíam nenhum conhecimento sobre a Literatura de Cordel. Com a realização das pesquisas e conforme foram se envolvendo, se inteirando sobre o assunto e realizando a produção dos cordéis, percebeu o interesse aumentando a cada dia.
Os estudantes participaram com alegria e entusiasmo do teatro com fantoches na caracterização dos grandes cordelistas como Patativa do Assaré, Luiz Gonzaga, o rei do baião, que é a personalidade musical mais biografada e as figuras lendárias de Lampião e Maria Bonita.
Os ensaios e a apresentação foram produtivos, os alunos se apresentaram com destreza e responsabilidade.
O Projeto foi finalizado com argila ( argilogravura),que também foi uma etapa interessante do projeto. O projeto envolveu a Literatura, a poesia, artes, música e as áreas de Geografia e História.