16 Cemei´s e 5 escolas municipais da Prefeitura de Varginha
reforçam que as crianças são prioridade
Quem pensa que as crianças estão apenas sendo cuidadas e ficam brincando nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei´s-Creches) em Varginha está muito enganado. Na verdade, as crianças além de serem cuidadas, brincam monitoradas e orientadas por educadores e professores.
As práticas pedagógicas nas creches são elaboradas através de sequências didáticas que trabalham os campos de experiência da linguagem, traços, sons, cores e imagens, matemática, mundo físico e natural, gesto e movimento, além do universo cultural e social.
“É um trabalho intencional norteado pelas Diretrizes Curriculares para Educação Infantil da Rede Municipal de Varginha que foram elaboradas coletivamente ao longo de muitos estudos e capacitações dos profissionais que atendem essa complexa etapa da Educação Básica que implica cuidar e educar”, explica a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Adriana Pedrosa Moraes Reis.
As crianças que frequentam as creches e unidades de educação infantil aumentam as potencialidades nas áreas social e cognitiva contribuindo especialmente ao desenvolvimento integral como indivíduo.
Nessa semana está sendo comemorada a Semana da Educação Infantil, cuja data específica é 25 de agosto em homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, falecida em 2010 em um terremoto no Haiti. A data tem o objetivo de levantar debates sobre a qualidade da educação para a primeira infância.
Os 16 Cemei´s e as 5 escolas municipais da Prefeitura de Varginha que oferecem a educação infantil estão realizando atividades específicas, como por exemplo a Escola Municipal Antonio de Pádua Amâncio, no bairro de Fátima realiza desde o dia 21 várias atividades, incluindo atividades na quadra do bairro para as crianças transporem junto com os pais, Guarda Municipal e estagiários do Unis; Pintura em prato de papelão; e passeata. Nessa quinta-feira, 24, haverá Manhã Literária com contação de história e como atividade complementar Palitoche da Historia com a frase: Educação Infantil é... Sonhar! Encerrando a programação, no dia 25, um lanche coletivo com contribuição da família motivará a partilha.
Encerrando a programação, no dia 25 um lanche coletivo com contribuição da família motivará a partilha. A coordenadora pedagógica Adriana conclui que “as crianças que frequentam as creches e unidades de educação infantil aumentam as potencialidades nas áreas social e cognitiva contribuindo especialmente ao desenvolvimento integral como indivíduo”.