SEDUC APRESENTA PROJETO DO CENTRO EDUCACIONAL
SANTINHA SALLES GONTIJO PARA ATENDER ALUNOS EM TEMPO INTEGRAL
Pensando na continuidade das atividades educativas do ensino regular para alunos de 8 a 12 anos, a Secretaria Municipal de Educação de Varginha pretende implantar a partir de 2018, o Centro Educacional Santinha Salles Gontijo – CESSG - destinado aos alunos do Ensino Fundamental público, séries iniciais residentes dos bairros: Centenário, Jardim Mariana, Damasco, Santa Mônica, Nossa Senhora das Graças e adjacências. O CESSG funcionará nas instalações da EM Santinha Salles Gontijo, no bairro Centenário, que será reestruturada para atender alunos em tempo integral. A proposta tem como objetivo ampliar as oportunidades do desenvolvimento educacional, respeitando a especificidade de cada ação, em busca do propósito de desenvolvimento das habilidades cognitivas e a aquisição de novos conhecimentos.
As práticas educativas serão elaboradas para atender crianças, respeitando as suas características culturais e sociais, através da construção de propostas curriculares alternativas, inovadoras e necessárias para a transformação social.
Nesta proposta será adotado um conceito de “educação integral”, que não se limita a apenas ampliar a jornada escolar, mas pressupõe uma mudança de visão do que seja o papel da escola na sua totalidade.
A proposta vem de encontro com a meta 6 da Lei nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação, que visa “oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos(as) alunos(as) da educação básica”.
A ampliação da jornada escolar prevista nesta meta ocorrerá mediante a oferta de educação básica pública em tempo integral, por meio de atividades de acompanhamento pedagógico e interdisciplinares, de forma que o tempo de permanência das crianças na escola passe a ser de sete horas diárias durante todo o ano letivo.
De acordo com a Secretária de Educação, Rosana Aparecida Carvalho, “essa reestruturação que vem sendo feita progressivamente na rede municipal de ensino desde o ano de 2014 se deve ao atendimento da meta 6 dos Planos Nacional e Municipal de Educação, onde o município deve ampliar o atendimento da educação em tempo integral, de encontro a uma proposta de governo do Prefeito Antônio Silva.
A oferta de educação em tempo integral dentro das próprias escolas do bairro esbarra na questão da falta de espaço físico para outras atividades que não sejam as escolares. Por outro lado, a região dos bairros Centenário, Damasco, Santa Mônica e adjacências não possui nenhum espaço adequado para as oficinas diversificadas como música, informática, dança, artesanato e esportes, por exemplo.
O prédio da Escola Municipal Santinha Salles, devido a sua localização, é local apropriado para a implantação do primeiro Centro de Atendimento de Educação Integral daquela região – o Centro Educacional Santinha Salles Gontijo – CESSG, proporcionando às crianças e aos adolescentes um espaço de convivência a aprendizagem extraescolar, para que elas não fiquem nas ruas, expostas a todos os tipos de maus exemplos que hoje infelizmente rondam as nossas famílias.
Para 2018, os alunos da Escola Municipal Santinha Salles continuarão com a sua vaga garantida na região, pois os que estão no Ensino Fundamental – Anos Iniciais serão atendidos na Escola Municipal Professora Maria Aparecida Abreu, recém-ampliada, e os alunos da Pré-escola irão para a nova Creche do bairro Damasco, um espaço apropriado e preparado especialmente para o atendimento de alunos de Educação Infantil. Já os funcionários efetivos da Escola Municipal Santinha Salles serão remanejados para outras unidades da própria rede municipal.
Como a rede municipal deve atender prioritariamente a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental; e a rede estadual os anos finais do Ensino Fundamental, os alunos que irão para o 6º ano (Ensino Fundamental II) serão atendidos pela rede estadual.
Assim, o nosso maior objetivo é proporcionar aos alunos daquela região a melhoria na qualidade na educação e o acesso a outras oportunidades extraescolares, que são ofertadas no município, mas cuja participação é dificultada, sobretudo, pela questão do transporte para outros bairros, que pesa significativamente no bolso das famílias”.
A Secretaria Municipal de Educação de Varginha entende que essa mudança de paradigma é essencial para ampliar as oportunidades de vida de crianças e adolescentes, uma vez que o mundo contemporâneo exigirá que eles sejam mais do que acumuladores de conhecimento, mas cidadãos conscientes e participativos.