A Fundação Cultural de Varginha investiu na capacitação de dois servidores que participam, nos dias 13 e 14 de abril de 2026, em São Paulo (SP), da Masterclass de Implantação do eSocial na Administração Pública, promovida pela InfocoRH. O evento reúne profissionais de todo o país em 16 horas de imersão presencial, com foco nas obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas que recaem sobre os órgãos públicos.
Representaram a Fundação os servidores Eder Jerônimo da Silva, contador e encarregado do setor de Suprimentos, Recursos Humanos e Contabilidade, e Mônica Reis de Almeida Cardoso, assistente administrativa. A participação foi direcionada às áreas diretamente envolvidas no processamento da folha de pagamento e no cumprimento das obrigações acessórias exigidas pela Receita Federal do Brasil.
O programa abordou desde os eventos de admissão e desligamento de servidores até os módulos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), passando por remuneração, afastamentos, benefícios previdenciários e encargos sociais. O curso foi ministrado pelo professor Jefferson Santos Lima, advogado e consultor técnico com atuação em municípios de vários estados brasileiros.
Para a Eder Jerônico da Silva, a capacitação representa um passo estratégico no processo de adequação às exigências do eSocial. O sistema, instituído pelo Decreto nº 8.373/2014, unifica a prestação de informações trabalhistas e previdenciárias e, embora tenha passado por simplificações recentes, mantém todas as suas obrigatoriedades e penalidades para os órgãos públicos.
“A atualização constante dos servidores responsáveis por essas áreas é fundamental para evitar irregularidades e garantir a conformidade da Fundação com as normas vigentes. O investimento na qualificação profissional reflete o compromisso da Fundação não apenas com a cultura, mas com a gestão pública responsável”, destaca Marquinho Benfica, diretor-superintendente da Fundação Cultural.