12 FEV 2026
A Praça do ET ficou movimentada na manhã desta quinta-feira, 12. No local houve uma ação de educação no trânsito. A EPR escolheu Varginha para lançar na região o simulador de acidentes de veículos. Ou
A Prefeitura participou da ação educativa. Para o coordenador da Divisão de Trânsito, Gledston Cardoso, a educação no trânsito é essencial para a redução de acidentes. “Ter mais educação e mais paciência contribui para menos registros caóticos e catastróficos nas nossas vias públicas; é necessário ser prudente; sair com certa antecedência evita o estresse e a pressa... e isso tudo reflete no trânsito”, destaca Gledston. A Divisão de Trânsito fez panfletagem.
A Prefeitura também enviou equipe da Secretaria Municipal da Saúde – SEMUS - com vacimóvel, aferição da pressão arterial, distribuição de testes rápidos de HIV e de preservativos. Para as profissionais, chamou a atenção a interação do público. As pessoas foram às tendas e ao vacimóvel para indagar sobre as prestações de serviços. O acolhimento das profissionais da saúde também chamou a atenção das pessoas.
“Nós temos os dados da Vigilância Epidemiológica que mostram o aumento do índice percentual de acidentes de trânsito fatais em 100% no período do ano de 2021 até o ano passado. “Em 2021 tivemos 10 casos fatais e no ano de 2025 foram 20 mortes; fora os casos que podem ter evoluído para óbito ou gerado uma capacidade temporária ou definitiva. Então, as vítimas de acidentes impactam a família e o social de diversas formas inclusive com gastos. Por isso, a Secretaria de Saúde é parceira para promover vida e a saúde”, declara o secretário da SEMUS, Heron Martins.
A Guarda Civil Municipal também esteve presente com trocas de experiências junto à EPR, Detran, Polícia Militar e o Sest-Senat. O prefeito de Varginha Leonardo Ciacci registrou que as ações para minimizar os acidentes de trânsito são sempre necessárias.
A ação que começou às 9h tem previsão para terminar agora, ao meio-dia.