“Amizade Marrom e Cor-de-Rosa” desvenda o mistério das Cores: Obra de Ziraldo.
No Centro Municipal de Educação Infantil – Cemei Ieda Carvalho Silva, a educadora Joelma Estela de Oliveira eleva o debate sobre Consciência Negra e diversidade desde o Berçário - na primeira infância, utilizando a obra clássica de Ziraldo, "O Menino Marrom".
A história narra a amizade inseparável entre um menino marrom e seu amigo "cor-de-rosa" (branco), que questionam juntos a diferença de suas cores e chegam à bela conclusão de que o marrom é a soma de todas as cores. Essa narrativa sensível é vital para o letramento racial infantil, ensinando desde cedo a valorização da identidade negra, o poder da amizade sobre o preconceito e a beleza da nossa miscigenação.
Complementando o ensino da Consciência Negra desde a primeira infância na creche, a educadora Joelma encantou os pequenos do berçário com a história "Malaika e a Tradição Africana".
A narrativa, que apresenta a riqueza da cultura e de palavras africanas (como cafuné), é uma forma poderosa de plantar a semente do orgulho e do respeito desde cedo, valorizando a identidade e cumprindo a Lei 10.639/03.
“Um trabalho fundamental para combater o preconceito e construir a autoestima”, afirma o prefeito Leonardo Ciacci.