A cidade de Varginha vestiu suas cores de gala na última terça-feira, 7 de outubro, para celebrar seu 143º aniversário com um Desfile Cívico emocionante e prestigiado. O evento realizado, na parte da manhã, na tradicional Praça da Concha Acústica, reuniu milhares de moradores e mobilizou diversas instituições que fazem a história e o presente do município sul-mineiro.
O palanque principal contou com a presença de diversas autoridades, secretários municipais e vereadores, destacando-se o Prefeito Leonardo Ciacci e o Vice-Prefeito Antônio Silva, acompanhados de suas respectivas esposas, e a secretária municipal de Educação, Juliana de Paula Mendonça, que prestigiaram cada momento do desfile. Em seus discursos, as lideranças ressaltaram a importância do aniversário para reforçar o espírito cívico e o orgulho pela cidade, bem como a dedicação dos servidores e o potencial de Varginha.
O desfile teve uma abertura simbólica e representativa: a Miss Varginha e a Miss Varginha Mirim abriram a passagem, prestando uma bela homenagem ao café, a maior riqueza econômica e cultural do município. A dupla trouxe a representatividade do grão, que é a marca registrada da região.
A celebração foi marcada pela diversidade das organizações e instituições que cruzaram a Concha Acústica. O civismo se fez presente com o desfile das Corporações militares e da Receita Federal, simbolizando a ordem e a segurança. A cultura e a formação foram representadas pelas performances da Banda da ESA e da Banda Marcial Mirim Geração CDCA, que encantaram o público com sincronia e melodia.
Em seguida, a força da educação tomou conta da praça. Alunos, professores e gestores de diversas escolas das redes municipal e estadual, além da FUVAE (Fundação Varginhense de Apoio ao Excepcional), mostraram o futuro promissor da cidade. A Escola do Legislativo também participou, reforçando a importância da cidadania e da participação política.
A solidariedade e o trabalho social foram evidenciados pela passagem dos participantes dos Projetos Sociais do município: Associação Eu Escolhi Amar e PROERD. Por fim, o esporte fechou a celebração com chave de ouro: os atletas da SEMEL (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer) desfilaram, exibindo as conquistas e incentivando a prática esportiva na cidade.
O Desfile Cívico de 143 anos de Varginha foi, portanto, um momento de união, memória e celebração das pessoas e instituições que, juntas, constroem diariamente a história da "Princesa do Sul de Minas".
Texto e fotos: Solange Conde/SEDUC - Varginha/MG