A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou nesta segunda-feira (22) uma importante ampliação no acesso gratuito a medicamentos para a população. A partir de hoje, os Medicamentos dos Componentes Básicos também estarão disponíveis na Farmácia de Minas. A iniciativa visa fortalecer a atenção primária e garantir mais comodidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com a ampliação, a Farmácia de Minas passa a oferecer medicamentos para o tratamento de diversas condições de saúde, como hipertensão, diabetes, asma, epilepsia, além de doenças raras e crônicas. A Relação Municipal de Medicamentos (REMUME), contém cerca de 187 medicamentos, que agora estarão disponíveis na unidade, que fica no alto do bairro Sion. A Farmácia de Minas disponibiliza cerca de 176 tipos diferentes de medicamentos para tratamento de doenças crônicas e raras.
O secretário municipal de Saúde, Adrian Nogueira, destacou a relevância da ação. “Estamos descentralizando o acesso e aproximando os medicamentos da população. Isso não só reduz filas e deslocamentos como também garante maior adesão ao tratamento. Essa parceria representa um grande avanço no atendimento básico”, afirmou o secretário.
O prefeito Leonardo Ciacci também celebrou a parceria. “Nosso compromisso é com a saúde e o bem-estar das pessoas. Essa ampliação demonstra que estamos investindo em um sistema público mais acessível, humanizado e eficiente. A Farmácia de Minas é uma aliada fundamental nesse processo”, disse o prefeito.
A distribuição dos medicamentos continuará sendo feita de forma gratuita, mediante apresentação de receita médica válida e documento com foto. A expectativa é que milhares de usuários do SUS em Varginha sejam beneficiados com a medida, promovendo um impacto direto na qualidade de vida da população e no fortalecimento do sistema de saúde do município.