A Biblioteca Pública Municipal de Varginha recebe o 2º Encontro do Clube de Leitura do Projeto Rádio Malês, marcado para o dia 29 de setembro (segunda-feira), às 19h. A iniciativa é um espaço voltado ao fortalecimento da memória, da cultura e das vozes negras, promovendo reflexões sobre literatura e práticas antirracistas.
No segundo encontro, será dada continuidade à discussão da obra “Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano”, da escritora Grada Kilomba. O público está convidado a participar desse momento de diálogo e troca de experiências em torno de uma das mais importantes vozes da literatura contemporânea.
O projeto é realizado por meio de Acordo de Cooperação entre a Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) e a Fundação Cultural de Varginha, com apoio da Biblioteca Pública Municipal. A proposta do Clube de Leitura Leia Autores Negros é desconstruir práticas colonialistas e racistas, criando um ambiente coletivo de aprendizado e de revisão de crenças limitantes.
A curadoria das leituras é conduzida pelas professoras da Unifal-MG, Profª. Drª. Janaína de Mendonça Fernandes e Profª. Drª. Kellen Rocha de Souza. As obras escolhidas integram o acervo da Biblioteca Preta Fátima Maria Tobias, espaço dedicado à literatura negra, criado dentro da Biblioteca Pública Municipal por iniciativa do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Varginha (COMPIR).
A Biblioteca Pública de Varginha está localizada na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (35) 3690-2141.