De 22 e 24 de agosto, a equipe masculina sub-16 de Varginha brilhou mais uma vez nas quadras e garantiu o tricampeonato do Campeonato Mineiro Cadete, disputado em Pará de Minas.
Na sexta-feira (22), pelas quartas de final, o time enfrentou a equipe de Divinópolis em um duelo equilibrado no início. Após ajustes e com a força física prevalecendo no segundo tempo, Varginha venceu por 41 a 34, assegurando vaga na semifinal.
No sábado (23), veio o desafio contra São Lourenço, adversário com quem a equipe havia empatado na fase classificatória em Varginha. O início foi difícil, o time chegou a estar sete gols atrás. Porém, com mudanças táticas e maior consistência em quadra, os varginhenses viraram o placar ainda no primeiro tempo, abriram vantagem e souberam administrar a partida até o fim, vencendo por 36 a 33.
A final, disputada no domingo (24), foi contra os donos da casa, Pará de Minas. Em um primeiro tempo equilibrado, Varginha fechou a parcial com quatro gols de vantagem. No segundo tempo, novamente a preparação física fez a diferença e a equipe deslanchou garantindo o título com uma vitória expressiva por 41 a 22.
Além do título coletivo, Varginha também conquistou prêmios individuais:
- Kalvyn Pereira - eleito melhor ponta direita
- Luiz Silva - recebeu o troféu de melhor pivô
- e Andrey Pereira se destacou como melhor meia direita e ainda foi escolhido o MVP da competição.
A técnica Maria Virgínia Barbosa, Mavi, celebrou o feito e destacou a continuidade do trabalho. “Esse tricampeonato é resultado de um projeto de longo prazo. Manter a hegemonia em 2023, 2024 e 2025 mostra que estamos no caminho certo, formando atletas e alcançando grandes resultados. Nossa meta é seguir evoluindo e, em 2026, buscar novamente o pódio”.
“Varginha reafirma sua força no handebol mineiro e consolida uma geração de atletas promissora para os próximos anos. Parabéns para os atletas, equipe técnica e SEMEL”, registrou o prefeito Leonardo Ciacci.