15 AGO 2025
Varginha vai construir o seu Plano de Ação Climática Local através da Plataforma Climativa, em parceria com a SEMAD, Embaixada da França no Brasil e a Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.
O município foi selecionado através de um edital que contemplou 12 cidades mineiras para receberem o projeto, sendo Varginha a única cidade participante com mais de 100 mil habitantes.
A execução do projeto no município ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sob a coordenação da Bióloga Jaara Cardoso.
A metodologia de construção do Plano incluirá diversas etapas, começando pelo Diagnóstico municipal e envolvendo técnicos, representantes de diversos setores da sociedade e a população através de Oficinas participativas, que vão definir as ações integrantes do Plano.
A elaboração de um Plano de Ação Climática Local tem por objetivo mitigar os impactos climáticos nas cidades e aumentar a resiliência das comunidades locais por meio da adaptação Através da metodologia oferecida pela Plataforma Climativa o município de Varginha poderá capacitar os servidores públicos para elaborar seu próprio Planos de Ação Climática Municipal e fortalecer a participação social no combate às mudanças climáticas.