Formandos são pessoas em situação de vulnerabilidade social
A Prefeitura de Varginha está incrementando as ações para aumentar a empregabilidade na cidade. Exemplo disso é o Balcão de Empregos Itinerante que já foi realizado duas vezes, em regiões diferentes, nos últimos dias, visando justamente ofertar vagas, ajudar os candidatos a elaborar currículos e direcionar potencialidades para o banco de dados do Balcão de Empregos da Prefeitura.
Outra medida foi uma parceria firmada entre o SENAI e a Prefeitura, através da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social - SEHAD, que ofereceu cinco cursos profissionalizantes: pedreiro, pintor, assistente de logística, bombeiro hidráulico residencial e eletricista residencial.
Na tarde desta quinta-feira, 8, no auditório do SENAI, foi realizada a solenidade de formatura dos cursos: Qualificação em Pedreiro de Alvenaria. Dezesseis formandos foram capacitados pelo instrutor Douglas Petrucci; e Trilha de Formação Pintor de Obras Residenciais, com 14 formandos.
O secretário da SEHAD José Manoel, explica que esses cursos tiveram como prioridade pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Foram selecionadas pessoas em situação de rua, encarcerados, mulheres vítimas de violência, participantes de medida socioeducativa e em situação de dependência econômico-financeira”, explica José Manoel.
O prefeito Leonardo Ciacci que prestigiou as formaturas afirma que a finalidade dessa parceria é proporcionar oportunidade nova na vida das pessoas, valorização de talentos individuais e, lógico, prover mão-de-obra para as vagas oferecidas na cidade.
Essas pessoas agora são orientadas na confecção de currículos, treinamento para entrevistas e encaminhadas para o mercado de trabalho.