Em 2025 as exportações já somaram cerca de R$ 1 BI
A cidade de Varginha foi campeã de exportações no mês de abril, sendo responsável por 8,1% das exportações de Minas Gerais.
Segundo o Secretário Executivo de Estado de Desenvolvimento Econômico, Bruno Araújo, a cidade vem acumulando bons resultados neste ano.
"No período de janeiro a abril de 2025, Varginha já exportou cerca de US$ 1 bilhão, o que é um crescimento de 86% comparado com o mesmo período do ano anterior”, afirmou.
O principal responsável pelos bons números é o café, que representa 26,4% das exportações do período. Nas regiões Sul e Sudoeste do estado, essa participação chega a 92%.
As principais mercadorias exportadas no período em Minas Gerais, além do café, estão minérios de ferro e seus concentrados (20,8%), soja (14,3%), ouro (6,7%) e ferro-ligas (4,8%).
De acordo com o operador logístico aduaneiro de Varginha, outros produtos também têm ganhado relevância no mercado internacional, como medicamentos e ração.
“No final do ano passado, recebemos uma empresa do ramo de ração animal que faz um volume grande de exportação, cerca de 80 contêineres mensais", pontuou Bruno Paiva, diretor do Porto Seco Sul de Minas.
O Prefeito Leonardo Ciacci ressaltou a importância de Varginha para a economia. “Nossa cidade é um polo industrial e possui um porto seco para escoar os produtos de maneira rápida para as grandes capitais. É um local estratégico para as empresas e os números só mostram que investir em Varginha é garantia de sucesso. Já somos referência em diversas áreas como saúde e educação, e agora também na economia. Mais uma vez, os dados comprovam que nossa Administração trabalha para a geração de emprego e renda. Estamos orgulhosos com os resultados e vamos continuar no caminho do desenvolvimento”, concluiu.