Estão abertas, até o dia 9 de maio, as inscrições para a 3ª edição do Festival Varginha Toca Raul. O evento será realizado no dia 12 de julho, sábado, a partir das 16h, no Grêmio Recreativo da Escola de Samba Império da Serrinha.
A iniciativa reunirá oito atrações locais — grupos, bandas ou coletivos artísticos da cidade de Varginha — selecionados por curadoria. Cada apresentação terá até 30 minutos de duração, com repertório composto por cinco músicas do eterno "Maluco Beleza", Raul Seixas. A noite ainda contará com um show de encerramento surpresa, com uma banda cover especialmente convidada pela produção.
▶️ Como participar
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 23h59 do dia 9 de maio de 2025. O edital, regulamento e demais informações estão disponíveis mediante solicitação pelo e-mail: eventosvarginha@gmail.com. Podem se inscrever apenas proponentes residentes em Varginha.
Os oito selecionados receberão um cachê e ajuda de custo no valor de R$ 1,4 mil, além de certificado de participação. Toda a estrutura de palco, som, luz, técnicos, rodies e direção de palco será fornecida pela produção.
▶️ Oficinas paralelas
Além dos shows, o festival oferecerá como contrapartida social o projeto “Plunct, Plact, Zum” — cinco oficinas gratuitas de Musicalização Infantil, Canto, Ritmo e Performance, voltadas para 30 crianças entre 5 e 14 anos. As atividades terão a direção artística e musical do Maestro Rosildo Beltrão e serão ministradas pela cantora e professora Millena de Castro.
Segundo Rosildo Beltrão, idealizador e coordenador do projeto, o Festival nasceu do desejo de valorizar a música brasileira e levar novas linguagens musicais para as crianças da cidade, além de celebrar a obra e a memória de Raul Seixas, que em 2025, completaria 80 anos.
"A terceira edição do Festival Varginha Toca Raul será uma celebração especial, em homenagem ao nosso grande mestre do rock brasileiro e em comemoração ao Dia Internacional do Rock", ressalta o produtor.
▶️ Incentivo
O 3º Festival Varginha Toca Raul é uma iniciativa do produtor cultural Rosildo Beltrão. O evento é realizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), viabilizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.
O projeto conta ainda com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, viabilizada pela Prefeitura Municipal de Varginha e pela Fundação Cultural, com o apoio da Unimed Varginha, Líder Ferramentas e parceria com o Grêmio Recreativo Império da Serrinha e Woutdoor.
Mais informações pelo Instagram nos perfis @rbproducoesvga e @varginhatocaraul ou ainda pelo o e-mail: eventosvarginha@gmail.com.