Representantes das indústrias de cosméticos e produtos para diagnóstico in vitro de Varginha, juntamente com a Vigilância Sanitária, participaram de capacitações importantes realizadas em Belo Horizonte. Anualmente, a Vigilância Sanitária de Minas Gerais (VISA-MG) organiza um encontro com o objetivo de discutir pautas de cunho sanitário e regulatório, alinhando conhecimentos e diretrizes entre o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e o setor regulado.
Este ano, o evento ocorreu entre os dias 27 e 29 de maio de 2024. Em parceria com o Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos e Químicos do Estado de Minas Gerais (SINDUSFARQ), foram convidados fabricantes de cosméticos, e com a Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia em Saúde (ANBIOTEC), fabricantes de produtos para diagnóstico in vitro.
Participaram do município de Varginha a empresa Santé Cosmética, fabricante de cosméticos, e a empresa Biotécnica, fabricante de produtos para diagnóstico in vitro. Da VISA municipal, estiveram presentes as servidoras Cristiane Rabelo Felipe Beline, Karolina Vitoreli Diniz Lima Fagundes, e a coordenadora do setor, Nara Alvarenga Mendes Viana.
Conforme Dr. Adrian Nogueira Bueno, Secretário Municipal de Saúde, "a integração das empresas com a vigilância sanitária é de extrema importância, o que reforça a parceria e o cunho educativo que também é umas das funções da vigilância sanitária".
A coordenadora do Setor enfatizou que "estes encontros proporcionam momentos de interação e aproximação com o setor regulado, elucidação de dúvidas e muita troca de experiências com todas as empresas e inspetores presentes no evento".
Apenas municípios de Minas Gerais com inspetores qualificados foram convidados para o evento, demonstrando mais uma vez que Varginha possui serviços públicos de alta qualidade para sua população.